Resumo

Título do Artigo

INDICADORES DE DESEMPENHO EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES: LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA BIBLIOMÉTRICA
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Palavras Chave

Avaliação de Desempenho
Gestão Hospitalar
Indicadores de Desempenho

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas

Autores

Nome
1 - Alisson de Moraes Bastos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
2 - Samuel Vinicius Bonato
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
3 - Débora Gomes Machado
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPGCC

Reumo

O desempenho torna-se uma importante ferramenta de apoio a gestão, que visa verificar a eficiência e a eficácia das estratégias adotadas (ZIGAN; MACFARLANE; DESOMBRE, 2007) e isto é necessário em qualquer ambiente organizacional. As organizações de serviços em saúde, por meio de seus gestores hospitalares, de acordo com McAdam e Hazlett (2005) e Souza et al. (2014), precisam constantemente implementar sistemas de medição de desempenho que lhes permitam gerir seus recursos escassos, bem como reduzir seus custos e aumentar sua eficiência na gestão.
Os serviços possuem características distintas da indústria, Brignall e Ballantine (1996) destacam que há um abandono da literatura ao deixar de levar em consideração as peculiaridades dos serviços nos atuais sistemas de medição de desempenho, portanto se faz necessário o levantamento dos indicadores de desempenho utilizados na literatura apara avaliar os serviços hospitalares e as organizações de saúde. Desta forma, o estudo tem por objetivo descrever a produção científica acerca da medição do desempenho, assim como levantar uma série de indicadores para sua realização.
As organizações demandam informações que tornem tangíveis o desempenho realizado (PETRI, 2005). Para realizar uma medição de desempenho eficaz é necessário o uso de alguns indicadores, que são instrumentos gerenciais que expressam de forma quantitativa medidas de eficiência e eficácia de um produto, processo ou pessoa em um determinado período de análise. Os indicadores facilitam a identificação de quais áreas o desempenho atingiu o esperado e onde devem ser aplicadas estratégias emergentes para garantir as metas e devem incorrer baixos custos (SOUZA et al., 2010).
A pesquisa bibliográfica e descritiva efetivou-se por meio de artigos disponibilizados pela Capes nas bases de dados da Scopus e da Science Direct. Os termos de busca foram: Performance indicator and hospitals or healthcare e no filtro Performance measurment or evaluation and healthcare or hospital and not hospitality. O portfólio de análise iniciou com 1.109 artigos e após os filtros acabou com 31 artigos. O período compreendido pelo estudo é abrange 11 anos, ou seja, entre 2007 e 2017. As áreas do conhecimento dos artigos são: Ciências Sociais e Negócios, Gestão e Contabilidade.
Fica evidente a ênfase dos pesquisadores em utilizar indicadores para medir a estrutura, a qualidade e a eficiência dos serviços hospitalares oferecidos considerando que os indicadores operacionais foram os de maior frequência. Há também a preocupação em avaliar a qualidade do ativo intelectual da empresa e sua preocupação em mantê-lo eficiente. Também nota-se a preocupação da literatura em avaliar os processos de maior complexidade organizacional, considerando sua amplitude de atividades e por fim nota-se a existência de indicadores financeiros, que medem resultados organizacionais tangíveis.
Os principais resultados desta análise bibliométrica tratam do levantamento de indicadores de desempenho, foram encontrados 46 indicadores. É necessário destacar a taxa de ocupação de leitos, a qualidade do treinamento, a qualidade da comunicação e a efetividade dos ativos. Cabe ressaltar também que o tema de maior recorrência nos artigos foi a avaliação do desempenho na área da saúde e que a maioria dos artigos foi escrito por um conjunto de 3 autores, de 5 continentes diferentes sendo a Europa o mais frequente e a University of Cologne com maior número de autores.
BRIGNALL, S.; BALLANTINE, J. Performance measurement in service businesses revisited. International Journal of Service Industry Management, v. 7, n. 1, p. 6-31, 1996. PETRI, S. M. Modelo para apoiar a avaliação das abordagens de gestão do desempenho e sugerir aperfeiçoamentos: sob a ótica construtivista. Tese (Doutorado em Engenharia da produção). Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. SOUZA, A. A. et al. Indicadores de Desempenho para Hospitais: Análise a partir dos dados divulgados para o público em geral. In:Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 10, São Paulo: USP, 2010.