Resumo

Título do Artigo

Capacidades estatais: uma revisão da literatura
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade estatal
Capacidade organizacional
Capacidade

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - victor bastos lima
EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo - Gestão de Políticas Públicas

Reumo

Os estudos em Administração Pública vem se apoiando cada vez mais na abordagem das capacidades estatais das organizações públicas como lente analítica para explicar o resultado da ação organizacional.
Em que pese a crescente adoção da abordagem de capacidades estatais pelas teorias da administração pública, pode-se observar uma falta de clareza sobre os contornos do conceito, ou ainda uma disputa em torno do seu conteúdo semântico. Assim, este artigo propõe apresentar uma revisão de literatura sobre o conceito de capacidades estatais, buscando rastrear as suas origens, formas de dimensionamento e aplicabilidade em desenhos de pesquisa.
A revisão de literatura parte da corrente neoinstitucionalista histórica, da ciência política, chegando até os mais contemporâneos trabalhos sobre capacidades estatais em arranjos de políticas públicas (PIRES E GOMIDE, 2014).
Propõe-se uma discussão acerca do que é, quais são as formas de conceituação teórica e para que serve o conceito de capacidades estatais.
A abordagem pelas capacidades estatais é congruente (e pode ser útil) para explicar a ação estatal. A análise de capacidades estatais deve considerar o aspecto relacional - capacidades das organizações públicas em relação a outros atores políticos - e contextual. Esta lente analítica tem grande potencial para explicar resultados, da ação do Estado, de modo a esclarecer como organizações estatais mobilizam recursos, instrumentos e informações em agência, em contextos determinados e em relação a outros atores públicos e privados.
BICHIR, R. M. Capacidades estatais para a implementação de programas de transferência de renda: os casos de Brasil, Argentina e África do Sul. (Texto para discussão n. 2032) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Rio de Janeiro: Ipea, 2015. CINGOLANI, L. The state of State capacity: a review of concepts, evidence and measures. 2013. (Working Paper Series on Institutions and Economic Growth, IPD WP13). DROR, Y. The capacity to govern: a report to the club of Rome, Frank Cass Publishers: 1994.