Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DAS COLABORAÇÕES UNIVERSIDADE-EMPRESA, UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Colaborações universidade-empresa
Desempenho
Avaliação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - João Cardim Ferreira Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - São Carlos
2 - Ana Lúcia Vitale Torkomian
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

O papel fundamental das universidades como fonte de conhecimento, o aumento do relacionamento da universidade com as empresas tem sido apontado, na literatura acadêmica e no debate político, como tendo um efeito positivo na transferência de tecnologia, na inovação e no desenvolvimento econômico. As métricas utilizadas para a avaliação do desempenho nas cooperações universidade-empresa são um tema de grande importância e de grande abrangência, no entanto, constatou-se a inexistência de uma literatura solidificada acerca da temática apresentada.
O principal objetivo deste artigo é a apresentação dos resultados obtidos nessa revisão sistemática da literatura acerca das métricas utilizadas para a medição do desempenho das cooperações universidade-empresa, sendo possível assim expor a visão de diversas linhas de pensamento encontradas na literatura, uma vez que a pesquisa revelou a inexistência de um consenso sobre o assunto.
De acordo com Fink (2013) uma rigorosa revisão de literatura deve ser sistemática na sequência de uma abordagem metodológica, explícita na explicação dos procedimentos utilizados para sua condução, abrangente em seu escopo de incluir todo o material relevante e, portanto, reprodutível por outros que sigam a mesma abordagem na revisão do tópico.O objetivo da revisão sistemática da literatura é identificar, avaliar e sintetizar o corpo existente de trabalhos completos produzidos por pesquisadores e estudiosos (FINK, 2013).
Foi proposto um modelo conceitual para a avaliação das colaborações universidade-empresa. O modelo foi dividido em inputs: recursos humanos, infraestrutura, aspectos financeiros, ambiente e outputs: divulgação dos resultados, propriedade intelectual, parcerias e aspectos financeiros. Cada tópico foi subdivido em variáveis para a realização da avaliação das colaborações.
Apesar da relevante importância da avaliação e mensuração do desempenho das colaborações universidade-empresa para a realização do seu gerenciamento e para a implementação de melhorias, com a execução da pesquisa ficou evidente a inexistência de um consenso entre os autores sobre as métricas utilizadas para a avaliação do desempenho das colaborações, o que reforça a necessidade de pesquisas acerca da temática abordada. O modelo proposto é genérico. Existem diversos tipos de relações de transferência de tecnologia e a particularidade de cada uma deve ser levada em considerada.
ANDRADE, R. F.; TORKOMIAN, A. L. V. Redes de relacionamento e perenidade das empresas de base tecnológica - um estudo exploratório. Journal of Administrative Sciences, v. 14, n. 1, p. 33-42, 2008. ORLIKOWSKI, W. J.; BAROUDI, J. J. Studying information technology in organizations: Research approaches and assumptions. Information systems research, v. 2, n. 1, p. 1-28. 1991.