Resumo

Título do Artigo

O COMPARTILHAMENTO DOS VALORES ORGANIZACIONAIS E O PODER SIMBÓLICO DE BOURDIEU
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Valores Organizacionais.
Habitus
Capitais

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Sarah Santos Alves
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
2 - Maria Luisa Mendes Teixeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

Reumo

Os aspectos que instigaram a reflexão sobre o processo de compartilhamento dos valores organizacionais entre os trabalhadores surgiram a partir de uma abordagem que tratasse a realidade a partir da discussão sobre as lutas pelo poder dominante nas organizações. Para auxiliar nessa discussão, foi escolhido o filósofo Pierre Bourdieu, considerado como um dos principais realizadores de uma obra de ciência social crítica de maior repercussão do fim dos anos 1990 e início do século XXI sobretudo pela sua capacidade de investigar as relações de poder e de desigualdade das sociedades (García, 2002).
Este ensaio visa apresentar uma proposta teórica para responder à seguinte questão de pesquisa: Como ocorre o compartilhamento dos valores organizacionais? O objetivo deste ensaio consistiu em propor uma abordagem para explicar como ocorre o compartilhamento dos valores organizacionais nas organizações a partir da ideia de luta pelo poder simbólico desenvolvida por Pierre Bourdieu.
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura que contemplasse os valores organizacionais como tema focal. Foram encontrados 64 artigos, na base de dados Proquest, que continham o constructo “valores organizacionais” ou “organizational values” em seus títulos. Essa revisão possibilitou não apenas encontrar os principais autores que embasam os estudos sobre o tema, mas também identificar como os valores organizacionais são conceituados: como crenças compartilhadas sobre o que é considerado desejável entre os membros que compõem a organização.
A abordagem positivista no desenvolvimento das pesquisas sobre valores foi identificada como predominante, sobretudo pela busca dos autores em desenvolver teorias que propusessem regularidades ao ambiente organizacional quanto aos valores quer compartilhados quer desejados. Apesar de serem apresentados como crenças compartilhadas, o processo de compartilhamento dos valores organizacionais não tem sido destacado, abrindo a possibilidade deste ensaio contribuir para a discussão em torno desse tema.
Notou-se na literatura que o processo de compartilhamento de valores não tem merecido a devida atenção dos pesquisadores textos frente à importância dos valores compartilhados na competitividade das organizações. Este ensaio propôs-se a discutir o processo de compartilhamento dos valores organizacionais a partir da abordagem de Pierre Bourdieu, envolvendo a construção histórica da disputa pelo poder simbólico entre os Capitais, influenciando no Habitus, dentro de um Campo. Espera-se contribuir para estimular pesquisas futuras que teorizem sobre o processo de compartilhamento de valores.
García, F. V. (2002). Pierre Bourdieu: la sociología como crítica de la razón. Barcelona, Montesinos: Novagràfik.