Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: Estudo baseado na Abordagem dos 4 C’s de Christian Bason
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Palavras Chave

Inovação no Setor Público
Co-criação
Governo Federal

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Dany Flávio Tonelli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Dae
2 - Mariana Rodrigues Avelar
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Suelen Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

Em sua maioria, os estudos se limitam a descrever os processos de inovação no setor público, mas poucos arriscam na elaboração de modelos de ação que sejam úteis para gestores e tomadores de decisão. Há diversas tentativas de proposição de modelos de investigação e de medição da inovação aplicados ao setor público Dentre tais os estudos de inovação no setor público que apresentam a característica de servir como orientação para a ação, destaca-se o trabalho de Bason (2010). Tal abordagem permite tanto a descrição dos processos como também a proposição de ações organizacionais efetivas.
O problema constitui-se da seguinte questão de pesquisa: é possível compreender melhor os processos de inovação na administração pública federal com base nos estudos de Bason (2010)? O objetivo dessa investigação foi buscar compreender a inovação na administração pública federal explorando abordagem dos 4 C’s de Christian Bason.
Realizou-se uma discussão breve acerca da inovação no setor público, por meio da qual se procurou apresentar o contexto no qual o interesse pelo tema se desenvolve e ressaltar a sua importância para a entrega de políticas e serviços de maneira eficiente e eficaz. Na apresentação do modelo teórico, procurou-se definir os 4 C’s de Bason (2010), os quais são Consciência, Capacidade, Co-criação e Coragem. Embora discutidas de maneira sintética, as quatro categorias serviram para nortear a análise realizada.
O estudo constituiu-se de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. A investigação seguiu 4 estágios: (i) levantamento da literatura sobre inovação no setor público; (ii) identificação de especialistas; (iii) elaboração de roteiro e aplicação de entrevista em profundidade e (iv) análise e interpretação e redação dos resultados. Foram aplicadas 16 entrevistas em profundidade. Após transcrição, a análise foi realizada com base no protocolo da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010).
Os principais resultados demonstram que algumas barreiras apontadas pelos especialistas entrevistados estão na relativa dificuldade de acesso a metodologias de promoção da inovação, a falta de consciência sobre o que é inovação, a falta de respaldo estratégico, a aversão ao risco das instituições públicas e a cultura organizacional reativa.
Delineou-se a percepção de que a prática da inovação no setor público é viável. Parafraseando Bresser-Pereira (2017), o que vai permitir a prática do Estado Social é a capacidade do estado de inovar. Uma limitação do estudo diz respeito à pouca visibilidade dada pela abordagem escolhida para os aspectos não-humanos que moldam o contexto investigado. Outra limitação está na fonte de dados constituída unicamente por transcrições de entrevistas. Entretanto, acredita-se que o estudo tem o potencial de contribuir para o debate sobre e no incentivo a novas pesquisas.
BASON, C. Leading Public Sector Innovation: co-creating for a better society. Policy Press: Bristol, 2010. 278 p. BRANDÃO, S.; BRUNO-FARIA, M. Inovação no setor público: análise da produção científica em periódicos nacionais e internacionais da área de administração. Revista de Administração Pública, v. 47, n. 1, p. 227-248, 2013. LEWIS, J. M.; RICARD, L. M.; KLIJN, E. H. How innovation drivers, networking and leadership shape public sector innovation capacity. International Review of Administrative Sciences, v. 84, n. 2, p. 288-307, Jun 2018. WALKER, R. M. Innovation type and diffusion.