Resumo

Título do Artigo

PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL: compreendendo como diferentes comportamentos decisórios determinam o custo total da decisão
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comportamento decisório
Capabilidades analíticas
Custo total decisório

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Larissa Alves Sincorá
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm-UFES)

Reumo

Espera-se cada vez mais que os gerentes de hoje tomem decisões com base em paradigmas fundamentados na racionalidade tradicional e nos modelos analíticos de processamento da informação. Todavia, há de se considerar que nem sempre o ferramental-tecnológico, bem como todas as informações referentes a um cenário ou a uma situação-problema estarão disponíveis ao decisor.
O presente ensaio teórico tem como objetivo discutir sobre o processo decisório gerencial, com vistas a tecer reflexões acerca das diferentes possibilidades de configurações que o processo decisório pode receber, bem como discutir seus desdobramentos no comportamento do decisor e nos resultados de desempenho da decisão. Assim, o problema de pesquisa que se coloca é: como teoricamente se comporta o resultado de desempenho da decisão em diferentes possibilidades de comportamentos decisórios?
Como referência teórica assumiu-se as abordagens racionais e intuitivas da tomada de decisão. As reflexões obtidas a partir da avaliação dos conteúdos teóricos sobre “processo decisório racional” (PDR), “processo decisório intuitivo” (PDI), “capabilidades analíticas” (CA), “pressão do tempo” (PT), “experiência profissional” (EP) e “custo total decisório” (CTD) forneceram um terreno fértil para o estabelecimento de relações hipotéticas entre eles. Dessa forma, a fundamentação teórica buscou conferir justificação para a formulação das proposições teóricas do estudo.
Com base nas reflexões empreendidas, supõe-se que as decisões gerenciais recebam configurações distintas a partir do inter-relacionamento que os processamentos racional e intuitivo estabelecem com as variáveis situacionais e as capabilities do indivíduo. Além disso, foi possível articular a discussão do resultado da decisão a partir da dimensão do Custo Total Decisório, tida como uma possível proxy para a mensuração do desempenho de uma decisão.
Conclui-se que os achados deste esforço de pesquisa apresentam reflexões pertinentes tanto do ponto de vista prático das organizações quanto de sua relevância acadêmica ao apresentar que o processamento racional e o processamento intuitivo no comportamento gerencial, supostamente atuam como dois elementos críticos e preditores para determinar a variação do custo total decisório.
Neumann, John Von Morgenstern, O. (1944). Theory of games and economic behavior. (O. Morgenstern & J. von Neumann, Eds.) (1st ed.). Princeton University Press. Sharma, R., Mithas, S., & Kankanhalli, A. (2014). Transforming decision-making processes: a research agenda for understanding the impact of business analytics on organisations. European Journal of Information Systems, 23(4), 433–441. Simon, H. A. (1987). Making Management Decisions: the Role of Intuition and Emotion. Academy of Management Executive, 1(1), 57–64.