Resumo

Título do Artigo

Tem Boi na Linha? Uma Análise sobre o Paradoxo da Privacidade durante o Uso de Smartphones
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Palavras Chave

Preocupações sobre Privacidade
Smartphones
Paradoxo da Privacidade

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Teorização e Metodologias para Pesquisa em SI

Autores

Nome
1 - Yves Wanderley Estanislau da Costa Netto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Departamento de Ciências Administrativas
2 - José Carlos da Silva Freitas Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - ppga

Reumo

O uso intensivo de smartphones tem feito com que se tornem cada vez mais indissociáveis da identidade dos usuários (LYNCH, 2016). Na medida que determinadas funcionalidades (antes restritas aos computadores pessoais) passaram as ser desempenhadas de forma preponderante nos smartphones, as preocupações em relação à privacidade dos dados também cresceram no contexto do uso desses aparelhos (ABDELHAMID; VENKATESAN; GAIA, 2018).
Os usuários de smartphones, em grande parte, não tem o conhecimento necessário para avaliar o quanto a disponibilização de informações para usar o aparelho pode colocar em risco a sua privacidade (MARCELINO; SILVA, 2018). Configura-se dessa forma o Paradoxo da Privacidade. A partir dessa situação foi estabelecido o seguinte objetivo geral: propor e testar um modelo para analisar a relação entre os fatores que influenciam as preocupações sobre privacidade durante o uso de smartphones e o benefício percebido que a utilização desses equipamentos proporciona aos usuários.
Os estudos sobre privacidade no uso de smartphones derivam de pesquisas que surgiram na medida que crescia o uso de computadores pessoais nas organizações (SMITH; MILBERG; BURKE, 1996). Xu et al. (2012) testaram e validaram o instrumento Mobile User’s Concerns for Information Privacy (MUIPC), formado pelas variáveis: (i) Vigilância Percebida, a (ii) Intrusão Percebida e o (iii) Uso Secundário da Informação. As preocupações em relação a privacidade no meio online podem ser atenuadas pela percepção por parte dos usuários dos benefícios pessoais que têm ao usar os dispositivos.
A pesquisa, de caráter exploratório, foi realizada em corte transversal. Os dados de 117 respondentes foram coletados entre junho e meados de julho de 2018 por meio de um link para uma survey disponibilizada nas plataformas Kwiksurveys e Google Forms. Para o desenvolvimento do questionário, foram utilizadas as dimensões: (i) Experiência Prévia com Privacidade. (ii) Vigilância Percebida, (iii) Intrusão Percebida e (iv) Uso Secundário de Informações (XU et al., 2012). Adicionalmente, foi incluída a variável Benefício Percebido para verificar a como essa influencia a preocupação com privacidade.
As cinco hipóteses propostas foram confirmadas indicando que o benefício percebido influencia direta e negativamente na intrusão percebida e indireta e negativamente na vigilância percebida. As duas variáveis endógenas apresentaram coeficientes de determinação de 0,581 e 0,714 indicando um bom poder de explicação do modelo. Adicionalmente, a experiência prévia (negativa) em relação à privacidade influencia positivamente a percepção de intrusão.
O objetivo geral da presente pesquisa foi atingido ao passo que o modelo proposto foi testado e validado. As contribuições demonstram empiricamente a existência do chamado “Paradoxo da Privacidade”. A inclusão da dimensão Benefício Percebido no modelo abre um caminho para que novos estudos possam ampliar a compreensão de quais benefícios têm maior capacidade em reduzir a percepção de usuários de smartphones sobre os riscos envolvidos no uso do aparelho.
ACQUISTI, Alessandro; BRANDIMARTE, Laura; LOEWENSTEIN, George. Privacy and human behavior in the age of information. Science, v. 347, n. 6221, p. 509-514, 2015. BAGOZZI, Richard P; YI, Youjae. On the evaluation of structural equation models. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 16, n. 1, p. 74-94, 1988. HAIR, Joseph F et al. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage Publications, 2016. KOKOLAKIS, Spyros. Privacy attitudes and privacy behaviour: A review of current research on the privacy paradox phenomenon. Computers & Security,