Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE MÉDIO PORTE: ESTUDO MULTICASOS
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Relação
Desempenho Organizacional

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Marcilde Sabadin
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Passo Fundo
2 - Anelise Rebelato Mozzato
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm/UPF

Reumo

Falar em GC tem sido desafiador, uma vez que ainda paira um questionamento sobre a possibilidade de gerir ou não o conhecimento. Como seria possível e viável esta gestão, uma vez que os detentores do conhecimento são pessoas, seres pensantes que podem ou não permitir essa proeza. O framework desenvolvido por meio desta pesquisa assume relevância e incide no avanço dos estudos da GC, visa a compreensão de como esta pode contribuir para com o desempenho organizacional. Objetiva analisar como ocorre a GC em médias empresas industriais, investigando a sua relação baixa, média ou alta com o DO.
O campo de pesquisa é constituído de três empresas industriais metalúrgicas de médio porte, representadas pelos nomes fictícios Alfa, Beta e Gama. No total 17 gestores pesquisados, as entrevistas foram gravadas e transcritas. Os dados coletados foram organizados e analisados seguindo a análise de conteúdo (BARDIN, 2009; MOZZATO; GRZYBOVSKI, 2011), havendo a triangulação dos mesmos. Demandou 45 horas de gravações, observação, levantamento e análise de documentos.
Para Gonçalo e Borges (2010), a relevância da GC para o desempenho organizacional no Brasil, tem seus estudos ainda incipientes. Todavia, estudos recentes inferem que a postura hesitante dos profissionais merece maiores estudos pela falta de evidência empírica, uma vez que a “comunidade de pesquisa acadêmica quase unanimemente concorda com os benefícios de gestão do conhecimento e sua relação com o desempenho organizacional” (KIANTO, HUSSINKI, VANHALA, 2018, p 189).
Este trabalho teve como objetivo principal definir um modelo adequado para avaliar o valor da GC para o desempenho organizacional. O estudo explorou principalmente as contribuições do conhecimento para o desempenho da empresa e a GC, o que geralmente envolve um escopo organizacional através de várias funções do negócio e, ainda, requer suporte de investimentos em TI e GP para sua viabilidade prática.
No avanço do tema entende-se que o modelo sistêmico de Wu e Chen (2014) abrange a GC em sua completude, considerando os fatores para o desempenho organizacional: excelência operacional, intimidade com o cliente, liderança de produto e a realização financeira. Assim, o desenho proveniente dos estudos das dimensões e práticas da GC que podem incidir com baixa, média ou alta relação no desempenho organizacional, representando o modelo conceitual adotado neste estudo, o qual considera as sete práticas de Terra (2005, 2007) relacionadas a GC, e os resultados das análises da relação da GC para o DO.
salienta-se a contribuição que este estudo traz ao apresentar um framework para pesquisas futuras que tenham no seu escopo a relação entre GC e desempenho organizacional. Assim, entende-se como importante a aplicação do framework tanto para avançar nos estudos sobre GC e implicações no desempenho organizacional, como para qualificar o modelo proposto. Como contribuição gerencial decorrente deste estudo, evidencia-se a necessidade de reflexão por parte dos dirigentes organizacionais quanto à criação de possibilidades de maior difusão das dimensões da GC, em busca de maior desempenho.