Resumo

Título do Artigo

Método, objeto e problema em duas tradições epistemológicas
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Palavras Chave

Epistemologia
Investigação
Weber Marx

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Elisângela de Jesus Furtado da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Campus Pampulha
2 - Laysse Fernanda Macedo dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Campus Pampulha

Reumo

A Epistemologia é o ramo da Filosofia por meio da qual é possível refletir sobre o processo de construção do conhecimento humano. O modo como que Karl Marx e Marx Weber percebem a realidade, os problemas a ela relacionados e a forma de lidar com tais problemas inauguram processos considerados importantes para o desenvolvimento da pesquisa científica e atualmente ainda são referências. Em razão do exposto, justifica-se o recorte do presente estudo ao abordar a Epistemologia moderna na perspectiva de dois autores ocidentais.
O presente ensaio está voltado à compreensão entre método, objeto e problema na tradição epistemológica ocidental moderna sob a ótica de Karl Marx e Marx Weber.
A abordagem teórica têm início com a descrição do conceito de Epistemologia, o surgimento, significado e as principais correntes atuais, a partir de autores como Hessen, Marx e Johnson e Garcia. Em seguida, está descrito o processo histórico que apresentou uma forte ruptura na forma como o conhecimento era produzido até então, período marcado pela transição da Era Medieval para a Moderna, discutido tendo por base Tonet e Giovanazzi. Por derradeiro, tem-se a discussão sobre como se dá a Relação entre método, objeto e problema na tradição epistemológica na visão de Marx e Weber.
A dialética de Marx não é um instrumento, uma técnica de intervenção externa do pensamento ao objeto, como que um caminho pelo qual o pensamento manipula, a partir de hipóteses exteriores, o objeto. Já o posicionamento de Weber está implícita uma concepção ontológica, descrita por Hessen (1999) como realista. Dessa forma, a centralidade da produção do conhecimento está no objeto. Os problemas formulados nessa visão tenderão a buscar a origem e causa dos problemas sociais (Venables, 2016).
Os dois autores possuem características que revelam a influência ocidental moderna nas epistemologias consideradas centrais. Para eles, o fazer científico perpassa o real que é material. A racionalidade ocidental possui como premissa o ordenamento das coisas. Os problemas são tratados em termos de causa e efeito, por meio de metodologias pautadas na racionalidade, objetividade e neutralidade. A via racional é vista como uma das possíveis para a produção do conhecimento, embora não a única.
HABERMAS, J. (2000). O discurso filosófico da Modernidade. São Paulo: Martins Fontes. HESSEN, J. (1999). Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes. JOHNSON, P. (2001). Modern Times: The World form the Twenties to the Nineties. Revised Edition. Nova Iorque: Perennial Classics. MARX, K. (2013). O capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo Editorial. TONET, I. (2013). Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács. Weber, M. (1982). Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar.