Resumo

Título do Artigo

Responsabilidade Social Corporativa: Onde Estão os Valores Econômicos, Sociais e Ambientais? Uma Análise do Comportamento das Cooperativas de Saúde da Paraíba
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Responsabilidade Social Corporativa
Cooperativas de Saúde
Indicadores de Responsabilidade Social

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Eufrásio Vieira dos Anjos Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
2 - Ricardo Moreira da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Centro de Tecnologia
3 - POLYANNA TORRES PINHEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA

Reumo

Permanece em crescente debate e estudo as questões de responsabilidade social no âmbito das organizações, que buscam cada vez mais aprimorar suas práticas. Diante de um cenário com novas características e visões de produção e consumo, com clientes mais exigentes e conscientes, tem-se as cooperativas, com uma estrutura organizacional diferenciada e com princípios da cooperação.
Buscando uma análise da relação da aplicação dos princípios cooperativistas com os princípios da responsabilidade social corporativa, surge à arguição problema: As cooperativas paraibanas de saúde possuem gerenciamento com foco na responsabilidade social corporativa, ou seja, elas possuem aplicados valores econômicos, sociais e ambientais?O presente estudo busca identificar a existência da Responsabilidade Social Corporativa na gestão das cooperativas de saúde da Paraíba.
O Instituto Argentino de Responsabilidade Social Corporativo (IARSC) foi criado com a missão de promover e difundir o conceito e as práticas de Responsabilidade social corporativa e assim, promover o desenvolvimento sustentável na Argentina. Esse instituto desenvolveu os Indicadores de Responsabilidade Social para Cooperativas (IRSC), como forma de incluir as organizações de autogestão nos parâmetros socialmente responsável.
Caracterizou-se como sendo exploratória baseado no método de pesquisa descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo. Na natureza dos dados, optou-se pela abordagem quantitativa. O ambiente da pesquisa foram as cooperativas do ramo de saúde no Estado da Paraíba, que estivessem cadastradas na SESCOOP-PB. Para análise comparativa dos dados utilizou-se o teste estatístico não paramétrico de Mann-Whitney (Teste U), em que foi adotado o nível de significância de 5% (α=0,05) cujo processamento dos dados se deu com o auxílio do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences - SPSS.
A partir da aplicação do Teste U pode-se concluir que Valores, Transparência e Governança Cooperativa aproximam as cooperativas do status de Cooperativas Socialmente Responsáveis. Em compensação as dimensões: Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Usuários e Cooperados, Comunidade, Governo e Sociedade não possuem práticas com características que possibilitem a aproximação das cooperativas do status de Socialmente Responsáveis.
A partir dos resultados, conclui-se que as Cooperativas de Saúde do estado da Paraíba precisam rever as as ações desenvolvidas, com o intuito de melhorar sua concepção de RSE, visto que questões fundamentais de uma cooperativa não estão sendo aplicadas.
CARROLL, A. B. A Three-dimensional Conceptual Model of Corporate Performance. Academy of Management Review, v. 4, p. 497-505, 1979. FROEMMING, L. & SOUZA, N. Q. de. A responsabilidade social corporativa e a importância do marketing social. Revista de Administração, v. 8, n. 15, p. 70-84, 2009. IARSE. Indicador de Responsabilidade Social Corporativa. Disponível em:. Acessado em 05 de maio de 2014 MARTINS, Sérgio Pinto. Cooperativas de Trabalho. São Paulo: Editora Atlas, 2006.