Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UFSM
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Palavras Chave

Avaliação Institucional
Percepção Discente
Gestão das IES

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Flávio Naccheri Vilar da Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria - Camobi
2 - Rafael Rudolfo Kreutz
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS) - Porto Alegre
3 - Gabriel Mutschal de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Campus Santa Maria

Reumo

A avaliação institucional tem por objetivo proporcionar aproximação dos públicos de uma instituição de ensino, quer sejam docentes, discentes, profissionais da área administrativa e de apoio, bem como a comunidade do seu entorno, ganhando assim um caráter integrador e agregador (PAIVA e SOUZA, 2011). O processo de autoavaliação institucional deve ser considerado um instrumento de melhoria na capacidade competitiva das IES pois, contribuí para um contínuo processo de aperfeiçoamento no seu desempenho e melhoria na qualidade da gestão universitária (MARBACK NETO, 2007,ROSSÉS et al., 2017).
Relatórios da avaliação institucional do quadriênio 2008, 2009, 2010 e 2012 da UFSM apontam que os discentes de graduação e pós-graduação dentre a comunidade acadêmica foram os que menos participaram, em 2012, foram 17% e 13% respectivamente (FÉLIX e FURTADO, 2016).Dessa forma, percebe-se que existem lacunas significativas que demandam estudos sobre quais os motivos que levam a baixa adesão dos discentes na avaliação institucional. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar qual a percepção dos discentes do curso de administração quanto ao processo de avaliação institucional da IES.
A autoavaliação tem como um de seus objetivos estabelecer um padrão de qualidade na educação superior (Maba e Marinho, 2012), portanto os resultados desse processo são capazes de possibilitar uma melhoria nos níveis de qualidade. Pois, é através desta que os gestores identificam as correções necessárias na gestão educacional. Quanto a participação, as pesquisas indicam que existe ainda uma necessidade de reforço e consolidação da cultura de avaliação interna nas IES (LINS et al., 2017). Conforme Demo (2002) coloca que a chave do sucesso está na participação da comunidade acadêmica.
Para atingir os objetivos propostos, realizou-se um estudo quantitativo de cunho descritivo, através de uma survey. O questionário utilizado para a coleta de dados foi dividido em três partes: a primeira com 13 perguntas, a segunda parte com 37 perguntas, e por fim, 11 perguntas sobre perfil dos respondentes. O público escolhido foram os alunos de administração da UFSM, englobando cinco cursos e totalizando uma amostra de 318 questionários. Para a análise de resultados utilizou-se o software SPSS 20.0®, aplicando três técnicas: a estatística descritiva, análise fatorial exploratória e teste t.
Observa-se que a maioria dos discentes é do sexo feminio e com idade até 23 anos. Quanto a formação escolar percebe-se que os discentes com formação em escolas públicas têm um maior conhecimento sobre a divulgação da avaliação institucional. Os alunos que não participam de atividades extraclasse têm uma percepção maior sobre o impacto da avaliação institucional na gestão da universidade e manifestam interesse em participar da pesquisa. O baixo índice de participação pode estar relacionado com a falta de divulgação Corroborando a falta de conhecimento do público pesquisado em relação ao tema.
Os resultados demonstram uma falta de conhecimento dos alunos sobre a avaliação institucional. Apesar disso, acreditam ter a agregar e que afetarão à avaliação institucional, têm interesse, acreditam nos resultados e veem vantagens em respondê-la, porém não sabem o período em que a pesquisa é aplicada ou onde acessar o questionário e os relatórios, explicitando a necessidade de maior divulgação. A UFSM precisa, além de despender mais esforços para a ampliação da divulgação a fim de aumentar a participação discente, promover um amplo debate em seus cursos quanto aos resultados da pesquisa.
FERREIRA, P. V. Avaliação Institucional Como Instrumento de Gestão e Planejamento Estratégico. Revista Formadores: Vivências e Estudos, Cachoeira-BA, v. 7 n. 3, p. 45-62, Nov. 2014. PALITOT, M. D.; SANTOS, C. P.; BRITO, L. V. Avaliação do ensino superior: a construção da cultura avaliativa na universidade federal da paraíba. Mpgoa, 4(2), 2-10, 2015. PINTO, R. S. et al. Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES. Tese (Doutorado em administração) – UFSC. Florianópolis, p.269.2015. HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2009.