Resumo

Título do Artigo

A concretização de um projeto universitário internacional de integração na tríplice fronteira brasileira
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Palavras Chave

educação superior pública
universidade internacional
Univ. Federal da Integração Latino Americana

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Ivor Prolo
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)
2 - Manolita Correia Lima
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - PMDGI - São Paulo
3 - Gonçalo Canto Moniz
Universidade de Coimbra - Departamento de Arquitectura

Reumo

A materialização de qualquer projeto passa pela compreensão de seus propósitos, sua exequibilidade institucional e a aderência das pessoas diretamente envolvidas. A universidade, por si só, é uma instituição social complexa pela sua natureza, constantemente questionada por atender a variados interesses – muitos contraditórios -, às demandas da sociedade e dos países em que estão inseridas.
Com a motivação de pesquisar a internacionalização do ensino superior concebida em novas arquiteturas universitárias no Brasil, o presente artigo traz elementos para compreender a dinâmica de concretização de um projeto universitário internacional de integração por meio da educação e da cultura: o projeto universitário da UNILA. A questão de pesquisa centra-se em evidenciar: qual é a dinâmica institucional vivenciada pelos segmentos internos para a concretização de um projeto universitário internacional de integração por meio da educação e da cultura?
A fundamentação teórica parte do princípio de que a universidade é uma instituição que tem a mudança como ingrediente permanente para atender demandas de um mundo atual globalizado (Santos e Almeida Filho, 2012). Ademais, existe um movimento de internacionalização do ensino superior induzido a partir das prioridades desenvolvimentistas estabelecidas pelo Estado e a busca pelo “selo” de World Class University (Thiengo, 2018) e a partir deste contexto surgiram novas universidades no Brasil com propósitos diferenciados focadas na integração internacional pela educação e cultura.
A construção do caminho metodológico está alinhada com a tradição de pesquisa qualitativa e tem, como cerne, dados empíricos advindos de entrevistas individuais e em grupo baseada em roteiro. A ótica de interpretação ocorre a partir da visão dos segmentos internos (estudantes, professores e técnico-administrativos), considerando o marco temporal entre os anos de 2010 a 2017.
A sistematização dos dados foca em evidências da dinâmica processual de concretização do projeto universitário da UNILA, construída a partir dos critérios da metodologia de Gioia et al. (2013). Nos resultados destacam-se em: temas de primeira ordem (percepções dos entrevistados); temas de segunda ordem (com nove categorias); e categorias de terceira ordem com três categorias agregadas – compreensão conceitual, cotidiano de funcionamento e integração acontecendo – que correspondem aos caminhos para a concretização do projeto universitário internacional de integração.
Constata-se que os pilares filosóficos e ideológicos atribuídos a esta instituição (interdisciplinaridade, interculturalidade, bilinguismo, integração solidária e gestão democrática) apresentam desafios em sua compreensão conceitual, o que afeta a sua concretização plena. Ademais, atesta-se que o projeto sofre resistências e tensionamentos entre os segmentos internos, o que faz com que não seja reconhecido o seu potencial de universidade internacional de integração, embora seja evidenciada a integração por meio da educação e da cultura.
Gioia et al. (2013). Seeking qualitative rigor in inductive research. Organizational research methods, 16(1), 15-31. Imea (2009). UNILA Consulta Internacional. Foz do Iguaçu. Knight (2015). International universities: Misunderstandings and emerging models? JSIE, 19(2), 107-121. Meneghel e Amaral (2016). Universidades internacionais na contracorrente. Universidades, 67, 25-40. Morosini et al. (2017). Internationalization of Higher Education: A Perspective from the Great South. Creative Education, 8(01), 95-113. Ribeiro (1978). A universidade necessária (3ed.). RJ: Editora Paz e Terra.