Resumo

Título do Artigo

A CORRUPÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS INTERNACIONAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Corrupção
Setor Público
Bibliometria

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Marcelo Matzenbacher Delanoy
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CCSH
2 - Rafael Rudolfo Kreutz
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS) - Porto Alegre
3 - Kelmara Mendes Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria

Reumo

A corrupção é considerada um dos principais fatores que limitam o crescimento econômico de um país. Ela está amplamente distribuída nos mais diferentes seguimentos da sociedade. Dados do Banco Mundial estimam que o custo da corrupção equivale a mais de 5% do PIB mundial, com o pagamento de cerca de 1 trilhão de dólares em propinas por ano (RIBEIRO, ALVES, MARTINS, et al., 2018). A corrupção tem se destacado como algo presente em todos os países, independente do sistema político, econômico ou legal, ainda que em diferentes níveis, intensidades e escalas (BROL, 2016).
Considerando a corrupção um tema de impacto para a população em geral e a importância do estudo sobre o tema, levanta-se a seguinte questão problema: Quais as pesquisas mais relevantes sobre corrupção na administração pública? A partir desse problema, pretende-se realizar uma análise do panorama de publicações sobre a corrupção na administração pública entre os anos 1997 e 2017.
Definir corrupção tem sido um desafio para estudiosos da área, pois o termo abarca muitos sinônimos na sua utilização diária. A variedade de significados e também a amplitude do próprio ato de corrupção dificultam o processo de conceituação. A organização Transparency International (2018) define a corrupção como “Abuso de cargo público para ganhos privados”. No Brasil, a CGU afirma que a corrupção não afeta somente governos, mas, também, cidadãos, entidades públicas e instituições privadas, provocando concorrência desleal, comprometendo o crescimento econômico e afastando novos investimentos.
Para a Coleta dos dados utilizou-se a base de dados do Scopus, com o interesse em identificar os artigos científicos publicados sobre corrupção na administração pública. Os resultados foram analisados através da técnica de bibliometria, análise das redes e nuvem de palavras. Para tanto, essa pesquisa é delineada como descritiva e quantitativa.
Identificou-se 311 artigos sobre corrupção na administração pública. Os principais países com publicações no tema são Estados Unidos (22,1%), Austrália (8,6%) e Reino Unido (6,1%). O Brasil aparece em 24º lugar com 4 (1,2%) publicações. Os resultados demonstraram que International Journal Of Public Administration e Public Administration And Development, com 15 artigos cada, são os periódicos com mais publicações. Ainda, foram observados somente cinco clusters com cinco ou mais ligações de coautoria em pesquisa, indicando que há pouco interesse dos autores em desenvolver pesquisa cooperativa.
Destaca-se que as publicações internacionais relacionadas a temática corrupção no setor público estão com uma tendência crescente, pois o número de publicações relacionadas ao assunto tem aumentado nos últimos anos. Evidência disso são as publicações dos últimos 5 anos que chegaram a 134 artigos, ou seja, mais de 43% do total de artigos publicados sobre a temática nas últimas duas décadas. Assim sendo, isso parece evidenciar a existência de um maior interesse dos pesquisadores no desenvolvimento de pesquisas sobre o assunto.
ABRAMO, C. W. Relações entre índices de percepção de corrupção e outros indicadores em onze países da América Latina. In: SPECK, B. W. et al. (Org.) Os custos da corrupção. Cadernos Adenauer, v. 10, p. 47-62, 2000. ABRAMO, C. W. A dificuldade de medir a corrupção. Novos Estudos, CEBRAB. 10, p. 33-37, novembro, 2005. CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. A Responsabilidade Social das Empresas no combate à corrupção. 2009. TRANSPARENCY INTERNATIONAL. Transparency International, 2018. Disponivel em: .