Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DOS SOFTWARES SOCIAIS NA INOVAÇÃO DE PROCESSOS E A MEDIAÇÃO DO SOCIAL BPM
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Palavras Chave

BPM
Social business process management
Social Software

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Mateus Frechiani Bitte
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras
2 - Hélio Zanquetto Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - CAMPUS GOIABEIRAS

Reumo

O Business Process Management (BPM) traz muitas vantagens para a organização, porém existe um problema central que pode prejudicar as organizações: a perda de inovação.(EROL et al., 2010). Para alcançar uma maior eficiência e qualidade dos processos sugere-se uma abordagem holística e multidisciplinar do BPM (WILLAERT et al., 2007). Dentro da abordagem holística, pretende-se discutir e propor um modelo para a questão da perda de inovação por meio do processo colaborativo da gestão dos processos de negócio.
A partir da lacuna destaca por Erol et al. (2010) no que se refere à perda de inovação, a pergunta de pesquisa que norteia o presente trabalho é: dentro de uma abordagem social da gestão de processos, qual o impacto do software social na inovação de processos? Para responder tal pergunta o presente trabalho terá dois objetivos. Os dois objetivos gerais são: “discutir o impacto do social software na inovação de processos” e “discutir o efeito indireto do social software na inovação dos processos através do processo de mediação do Social BPM”.
Os processos estão no centro da discussão nas organizações, no entanto, existe a necessidade de incluir novas óticas no BPM tradicional para superar suas limitações (DETORO, MCCABE, 1997). O Social Business Process Management (SBPM) traz o aspecto social e colaborativo para a gestão de processos, dando voz aos executores dos processos para que os mesmos possam compartilhar suas experiências e conhecimento em prol da inovação dos processos (EROL et al., 2010). Nesse contexto social as ferramentas sociais devem desempenham importante papel e não podem ser desconsideradas.
Sugere-se que as ferramentas de comunicação por si só são capazes de gerar a inovação nas organizações (STANDING, KINITI, 2011). No entanto, os mesmos estudos que comprovam o aumento da capacidade de inovação por meio das ferramentas sociais destacam a importância do contexto em que esta está sendo utilizada. O SBPM traz o aspecto da colaboração, igualitarismo e inteligência coletiva (EROL et al., 2010) necessários para a adoção e operação do social software nas organizações
O BPM traz muitas vantagens para as organizações que o adotam, no entanto, traz consigo a perda de inovação.. Por meio de uma discussão da literatura foi possível a identificação dos fatores contextuais que influenciam o processo de inovação e as ferramentas sociais que podem alavancar esse processo. Foi proposto um framework que aborda de forma holística o BPM trazendo as pessoas que estão diretamente envolvidas com os processos. Com a utilização dos softwares sociais dentro de um contexto social os benefícios do BPM podem ser explorados sem perder o potencial de inovação.
EROL, S. et al. Combining BPM and social software: contradiction or chance? Journal of Software Maintenance and Evolution: Research and Practice, v. 22, n. 6–7, p. 449–476, 2010. DETORO, I.; MCCABE, T. How to Stay Flexible and Elude Fads. Quality Progress, v. 30, n. 3, p. 55-60, 1997. STANDING, C.; KINITI, S. How can organizations use wikis for innovation? Technovation, v. 31, n. 7, p.287-295, 2 WILLAERT, P. et al. The Process-Oriented Organization: Holistic View Developing a Framework for business Process orientation Maturity. Business Process management, v. 64, n. September, p. 1–2, 2007.