Resumo

Título do Artigo

PROCESSO ORÇAMENTÁRIO NA PERCEPÇÃO DE GESTORES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Orçamento
Avaliação Orçamentária
Performance

Área

Administração Pública

Tema

Gestão em Saúde

Autores

Nome
1 - Gisele Cristina dos Santos
FEA-RP/USP - Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade
2 - Carlos Alberto Grespan Bonacim
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
3 - Marcelo Botelho da Costa Moraes
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP

Reumo

A necessidade de se incrementar o controle gerencial nos hospitais em resposta à pressão para redução de custos e eficiência das instituições tem promovido o desenvolvimento de vários estudos na área de Saúde, como Abernethy e Stoelwinder (1991), Jacobs (1998), Aidemark (2001) e Lu (2011), os quais apontam o controle orçamentário como um mecanismo gerencial adequado para redução, controle de custos e avaliação do desempenho de uma instituição hospitalar.
A pesquisa observa o fenômeno do processo orçamentário sob a ótica dos profissionais do Serviço de Saúde, predominantemente dos gestores do Serviço de Enfermagem, tendo como objetivo investigar a relação das características do processo orçamentário sobre a efetividade da Execução Orçamentária, assim o objetivo desta pesquisa é analisar a relação das características do processo orçamentário sobre a efetividade da execução orçamentária na visão dos gestores do Serviço de Saúde.
Estudos na área da saúde retratam o controle orçamentário como mecanismo gerencial adequado tanto para a redução, quanto controle de custos na área clínica, além de poder ser utilizado nos processos de avaliação e melhoria de performance (ABERNETHY & STOELWINDER, 1991; JACOBS, 1998; AIDEMARK, 2001; LU, 2011). A partir dos estudos de Kenis (1979) e Lu (2011), os quais examinaram alguns efeitos das características das metas orçamentárias como a participação, o feedback e a avaliação orçamentária sobre a performance orçamentária, estes foram a base para o desenvolvimento das hipóteses do estudo.
O modelo teórico da pesquisa foi analisado utilizando-se o método de Equação Estrutural, pelo qual se verificou se há relação entre essas características com o Indicador de Execução Orçamentária denominado Meeting the budget. A amostra dos respondentes foi selecionada pela técnica de amostragem snowball, sendo constituída por 33 gestores, que responderam ao instrumento de coleta desenvolvido para a pesquisa.
As hipóteses foram testadas utilizando o software SmartPls, cujo resultado demonstrou que somente a Hipótese 3 foi suportada estatisticamente, afirmando assim que há uma relação positiva e significante da característica Avaliação Orçamentária sobre a performance da Execução Orçamentária, cujo coeficiente de caminho foi de 0,479, sendo então a característica predominante que interfere na execução orçamentária do setor analisado.
As iniciativas dos elementos de gestão, como o orçamento e seu processo,neste contexto do denominado complexo industrial da saúde, analisado sob a dimensão econômica, podem contribuir diretamente para uma eficiência na alocação dos recursos escassos deste setor, sejam públicos ou privados, que impactarão diretamente a assistência prestada ao paciente, pois tendem a se orientar para uma decisão de curto prazo. Essa decisão poderá interferir diretamente na performance da execução orçamentária, por isso esses gestores se importam com os desdobramentos de uma execução não adequada.
Abernethy, M. & Stoelwinder, J.U. (1991) Budget use, task uncertainty, system goal orientation and subunit performance: a test of the ‘fit’ hypothesis in not-for-profit hospitals. Accounting, Organizations and Society, 16(2), pp. 105-120. Kenis, I. (1979) Effects of Budgetary Goal Characteristics on Managerial Attitudes and Performance. The Accounting Review, 54(4), pp.707-721.Lu, C. T. (2011). Relationships among budgeting control system, budgetary perceptions, and performance: A study of public hospitals. African Journal of Business Management, 5(15), 6261-6270.