Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DOS GURUS NA IDENTIDADE SOCIAL DOS EMPREENDEDORES
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Guru
Iramuteq

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Luis Miguel Zanin
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra Funda
2 - Marcelo Roger Meneghatti
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Unidade Matarazo - Predio c

Reumo

Este estudo apresenta uma análise do conteúdo comparando textos acadêmicos sobre empreendedorismo e textos divulgados pelos considerados gurus do empreendedorismo. O estudo sobre gurus já possui um grande corpo de estudos internacionais que contribuem tanto para o desenvolvimento da gestão, personificando a identidade da gestão para o público em geral, quanto para o lado negativo, personificando os modismos e uma imagem a ser criticada pelos gestores, acadêmicos e jornalistas (Clark & Salaman, 1998).
Este artigo tem por objetivo analisar as diferenças entre a ideia de empreendedorismo propagada pelos novos gurus do tema e o que vem sendo publicado como empreendedorismo nos periódicos brasileiros. Este objetivo visa contribuir para uma melhor compreensão do empreendedorismo, mas também para uma maior compreensão de como a teoria e prática podem conversar melhor entre si para gerar maior impacto social.
O empreendedorismo é um conceito plural e multifacetado, ou ainda, pode ser considerado um fenômeno que pode ser explicado por diversas lentes teóricas (Kuratko et al., 2015) é bastante estudado na academia, sendo pelo seu conceito ou pelo próprio empreendedor. Os gurus são frutos do contexto onde vivem e atuam (Cooke et al., 2013) e são representantes dos modismos gerenciais presentes neste contexto (Clark & Salaman, 1998).
Foram realizadas análises e compações (análise de conteúdo com apoio do software Iramuteq) de 52 artigos selecionados da base de dados SPELL – Scientific Periodicals Electronic Library (discussões e conclusões), e de 63 textos dos gurus sobre empreendedorismo, selecionados de blogs e canais de divulgação. Foram apresentadas análises da base de textos selecionados, análise de Dendograma e dos clusters selecionados pelos grupos de palavras dos textos.
Os dados indicam que existem diferenças entre os textos produzidos pelos pesquisadores e pelos gurus. Estas diferenças mostram que enquanto os pesquisadores têm como foco a contribuição teórica para o empreendedor e o empreendedorismo, os gurus, tem foco maior em dizer como empreender. Além disso, tanto os textos acadêmicos quanto o conteúdo produzido pelos gurus focam mais na figura do empreendedor. Pode-se ainda observar dois grupos de discursos academicos, um prático e outro mais teórico, e apenas um grupo de gurus com uma aplicaçao voltada ao fazer ou empreender.
Os resultados vão ao encontro da teoria ao mostrar um campo sobre o empreendedorismo mais disperso e plural. Os resultados relativos aos conteúdos dos gurus também vão ao encontro da teoria, pois indicam que os gurus produzem textos mais prescritivos. Outro fato é a distância percebida entre o conteúdo acadêmico e gurus. É interessante ressaltar que esta distância deve ser reduzida, não apenas aproximando os gurus do discurso acadêmico, mas também aproximando a academia do discurso mais prático dos gurus no intuito de gerar maior impacto social.
Clark, T., & Salaman, G. (1998). Telling Tales: Management Gurus’ Narratives and the Construction of Managerial Identity. Journal of Management Studies, 35(2), 137–161. Cooke, B., Macau, F., & Wood Jr., T. (2013). Brazilian management gurus as reflexive soft-HRM practitioners: an empirical study. The International Journal of Human Resource Management, 24(1), 110–129. Kuratko, D. F., Morris, M. H., & Schindehutte, M. (2015). Understanding the dynamics of entrepreneurship through framework approaches. Small Business Economics, 45(1), 1–13.