Resumo

Título do Artigo

A (RE)CONSTRUÇÃO DO MODELO UTAUT 2 EM CONTEXTO BRASILEIRO
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Palavras Chave

UTAUT2
Contexto Brasileiro
smartphone

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Teorização e Metodologias para Pesquisa em SI

Autores

Nome
1 - JULIANA MAYUMI NISHI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria, RS
2 - Mauri Leodir Löbler
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Imersos em uma interdependência tecnológica, os consumidores são cada vez mais influenciados e despertados para o uso contínuo da tecnologia. No entanto, apesar dos variados benefícios proporcionados, não são todos que optam em utilizá-la. A fim de entender a adoção ou rejeição da tecnologia pelo consumidor, Venkatesh, Thong e Xu (2012) criaram a Teoria Unificada de Uso e Aceitação da Tecnologia 2 validado em contexto chinês, no qual foi considerado as características do perfil do indivíduo para a construção do modelo.
Para a pesquisa surge a seguinte indagação: Qual seria o design do modelo UTAUT 2 em contexto brasileiro, especificamente com o smartphone? Dessa forma, o objetivo geral do estudo é investigar o design do modelo UTAUT 2 em contexto brasileiro em relação ao uso de smartphones. Complementando, os objetivos específicos verificados para o contexto brasileiro são: Validar transculturalmente a UTAUT 2; Examinar a influência das variáveis moderadoras do modelo original (idade, gênero e experiência); Incluir e testar as variáveis escolaridade, renda e estado civil como moderadoras do modelo UTAUT 2.
A UTAUT 2 contém sete construtos (Expectativa de Desempenho e de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, Motivações Hedônicas, Preço e Hábito) cuja variável dependente é Intenção Comportamental e posteriormente Comportamento de uso; sendo moderada pelo gênero, idade e experiência. Estudos comprovam que os jovens são mais propensos a utilizar a tecnologia, mas têm mostrado resultados diferentes quanto ao gênero; os mais experientes conseguem visualizar mais os benefícios. Quanto à renda, escolaridade e estado civil nota-se as diferenças de interesses para o uso da tecnologia.
Caracterizado por ser Survey, descritivo e quantitativo, o estudo foi aplicado a 1900 consumidores de smartphone no Aeroporto Internacional de Congonhas e na Rodoviária do Tietê. O instrumento está baseado e validado por Venkatesh, Thong e Xu (2012) e para o Comportamento de Uso foram utilizados os primeiros aplicativos mais utilizados no Brasil de cada categoria da Cheetah Global Lab (2016). Para a análise dos dados, realizou-se a adaptação e validação transcultural do modelo seguindo as sete etapas de Borsa, Damásio e Bandeira (2012) e em seguida, as estatísticas descritiva e multivariada.
Verificou-se por meio de uma alteração nas etapas de Borsa, Damásio e Bandeira (2012) a validação e adaptação transcultural do modelo, sendo aplicado, posteriormente, o questionário a 1900 usuários de smartphone, tendo nesta amostra, representantes de todos dos Estados brasileiros. Após quatro tentativas, os resultados confirmam a validação do modelo, porém, diferente original aplicado em Hong Kong; e também a presença das seis variáveis moderadoras (idade, gênero, experiência, escolaridade, renda e estado civil) no modelo UTAUT 2 brasileiro, no entanto, com relações diretas nos construtos.
Todos os objetivos foram alcançados, cujo modelo final ficou um pouco diferente do original, e confirmou-se o pertencimento das variáveis moderadoras originais e as sugeridas para o UTAUT2 brasileiro. As limitações referem-se a não realização da análise das variáveis moderadoras em relação aos construtos com a Intenção Comportamental como no do modelo original, ao fato de pelo Brasil ser gigantesco e miscigenado, a população pode apresentar peculiaridades culturais, étnicas e sociais diferentes; ao fato da amostra ser maior de 18 anos, de maioria paulista entre outros.
- BORSA, J. C.; DAMÁSIO, B. F.; BANDEIRA, D. R. Adaptação e Validação de Instrumentos Psicológicos entre Culturas: Algumas Considerações. Paidéia, v. 22, n. 53, p. 423-432, set.-dez. 2012 - CHEETAH GLOBAL LAB. 2016 Brazil’s Mobile Internet Report. Disponível em: http://data.cmcm.com/report/detail/101. Acesso em: 04 de nov. 2016 - VENKATESH, V. THONG, J. Y. L.; XU, X. Consumer Acceptance and Use of Information Technology: extending the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. MIS Quarterly, v. 36, n. 1, p. 157-178, Mar., 2012