Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DOS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Aprendizagem
Gestores de Escolas
Aprendizagem no Cotidiano

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Iracir de Abreu
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Novo Hamburgo campus II
2 - Vania Gisele Bessi
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA
3 - Dusan Schreiber
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA

Reumo

O presente artigo é o resultado da pesquisa realizada com gestores da rede Pública Estadual de ensino médio, em São Leopoldo/RS, durante os meses de março a maio de 2017. Ao assumir o cargo de gestor escolar torna-se indispensável que o profissional tenha conhecimentos na área administrativa, competências; de liderança, mediação de interesses, trabalho em equipe, competências essas que os cursos de pedagogia e especializações em gestão escolar, muitas vezes, não dão conta de desenvolver.
Observando-se o contexto da gestão em escolas públicas no estado do Rio Grande do Sul, surgiu o problema de pesquisa: Como ocorrem os processos de aprendizagem no cotidiano dos gestores escolares da rede pública? O objetivo da pesquisa é analisar o processo de aprendizagem no cotidiano desses gestores, no que se refere às práticas de gestão, identificando seus perfis profissionais, suas dificuldades, e formas encontradas de supera-las no dia a dia. Define-se como gestores de escolas os que ocupam cargo na direção ou vice- direção da escola.
Diante das diferentes dificuldades encontradas no dia –a dia das escolas, a formação continuada é de suma importância e possibilita que a aprendizagem ocorra durante o efetivo exercício da gestão (LÜCK, 2000; MEDEIROS, 2011). As atividades exercidas no cotidiano de uma organização, produzem nos indivíduos, interpretações diferentes, que são expressas de diferentes maneiras. Essa rotina induz os indivíduos, por necessidade, ao desenvolvimento de novas capacidades e atitudes referentes às atividades que desempenham no dia-a-dia (ANTONELLO, 2005).
O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo; com abordagem do tipo descritiva, explicativa, de análise qualitativa, desenvolvida através de entrevistas, a qual o diálogo tem papel de suma importância, pois é através dele que se levanta a maior parte do material para o desenvolvimento da pesquisa, além da observação do ambiente de trabalho dos entrevistados(PRODANOV; FREITAS, 2013). As entrevistas foram realizadas com quatorze gestores de quatorze escolas de ensino médio, em São Leopoldo/ RS.
Os gestores entrevistados possuem graduação e especialização em gestão, relataram como principais dificuldades: falta de recursos humanos, financeiros; dificuldade de relacionamento interpessoal para garantir comprometimento das equipes de trabalho. Com relação ao processo de aprendizagem todos mencionaram não ter recebido formação prévia para exercício da função em gestão, a aprendizagem ocorre com o tempo, e através da interação com os colegas nas tarefas do cotidiano, possibilitando assim, o surgimento de novas experiências e de conhecimento.
O resultado da pesquisa permitiu concluir que a aprendizagem dos gestores ocorre à medida que começam a vivenciar as experiências com a nova atividade, na tentativa e erro, quando entram em contato com as dificuldades do cotidiano, na tomada de decisões e posicionamentos em situações adversas muitas vezes improvisada, na trocas de experiências com gestores de outras escolas ou colegas de trabalho, possibilitando troca de informações, conhecimentos, experiências, resultando na aprendizagem na prática da função.
ANTONELLO, Claudia Simone. A metamorfose da aprendizagem organizacional: uma revisão crítica. Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, p. 12-33, 2005. LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press, 1991. Disponível: http://books.google.ca/books?id=CAVIOrW3vYAC&pg=PA9&hl=pt-BR&source=gbs_selected_pages&cad=2#v=onepage&q&f=false . Acesso em 30.mar.2015. MEDEIROS, Arilene M. S. de . Democratização e mudanças práticas na gestão escolar. Linhas Críticas, v. 17, n. 32, 2011