Resumo

Título do Artigo

FATORES MOTIVACIONAIS NO CROWDEVALUATION DE MOTORISTAS E SERVIÇOS NAS PLATAFORMAS DE TRANSPORTE UBER E CABIFY
Abrir Arquivo

Palavras Chave

crowdevaluation
ridesharing services
survey

Área

Operações

Tema

Gestão de Operações em Serviços

Autores

Nome
1 - Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba
2 - Alexandre Reis Graeml
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Campus Curitiba
3 - JURANDIR PEINADO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - curitiba

Reumo

A Internet tem possibilitado formas inovadoras de trocar experiências e informações. De acordo com Howe (2006), o fator preponderante para a interação entre as pessoas já não é mais a proximidade geográfica, mas o fato de estarem conectadas eletronicamente.Para Kosonen et al. (2014) existe uma demanda por estudos quantitativos relacionados aos fatores motivacionais que impactam a participação dos indivíduos em plataformas de crowdsourcing e também sua interação por meio de avaliações e comentários, tanto na academia quanto nas organizações prestadoras de serviços online.
Problema de pesquisa: “os fatores motivacionais são importantes para a participação de indivíduos em atividades de crowdevaluation? E, sendo importantes, há diferença na importância dada aos diferentes fatores por grupos de pessoas com diferentes características?”. Objetivo: avaliar a importância dos fatores motivacionais para se obter a participação em esforços de crowdsourcing de avaliação do serviço prestado pelos motoristas de plataformas de ridesharing (Uber e Cabify), levando em consideração características individuais dos participantes da pesquisa.
Albuquerque, Herfort e Eckle (2016) afirmam que crowdsourcing se trata de um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos, espalhados pela Internet, para o desempenho de tarefas de diferentes tipos e complexidades, como resolver problemas, criar conteúdo e soluções, ou desenvolver novas tecnologias. Sivula e Kantola (2015) afirmam que o crowdevaluation consiste no feedback por meio de avaliações nas plataformas digitais, e é utilizado em relação a produtos, serviços e processos, que podem se basear na percepção dos usuários para se obter a sua melhoria.
Foi realizada uma survey que contou com a convocação por meio das redes sociais,efetuada pelos pesquisadores,que propôs um sorteio de um valor monetário entre aqueles indivíduos que colaborassem.Utilizou-se um questionário estruturado com 32 afirmações em escala Likert de cinco pontos.O questionário foi submetido a um pré-teste junto a estudantes universitários no início do mês de agosto de 2017.Os dados obtidos na pesquisa foram analisados estatisticamente com o auxílio do software SPSS,versão 23. Foi realizada análise exploratória de dados,teste de correlação de Pearson,teste T e teste ANOVA
A faixa etária dos respondentes foi predominantemente entre 15 e 34 anos.Com relação à análise da matriz de correlações de cada construto,é possível afirmar que nenhuma das relações entre variáveis teve valor negativo.No primeiro teste t é possível perceber que apenas o fator motivacional “prazer/diversão” apresenta diferença significativa entre as médias dos grupos homens e mulheres.No segundo teste t é possível perceber que apenas o fator motivacional “financeiro” apresenta diferença significativa entre as médias de grupos distintos.Ainda é possível observar diferenças entre grupos de idades
Identificaram-se os fatores “altruísmo” e “amor”, como os mais relevantes para motivar a avaliação pelos usuários do serviço oferecido por plataformas de transporte.Também foi possível observar diferenças entre homens e mulheres, em relação ao fator motivacional “prazer”,e entre participantes que optaram por receber o prêmio oferecido para sorteio,a diferença foi com relação ao fator “financeiro”.Há uma diferença em relação ao fator motivacional “financeiro”,indicando que indivíduos de diferentes idades percebem diferentemente esse tipo de fator, sendo os mais jovens mais sensíveis a ele.
ALBUQUERQUE,J.P.;HERFORT,B.;ECKLE,M.The tasks of the crowd: a typology of tasks in geographic information crowdsourcing and a case study in humanitarian mapping. Remote Sensing,v.8,n.10,p.859-881,2016;HOWE,J.The rise of crowdsourcing.Wired,v.6,n.14,p.1-4, 2006;KOSONEN,M;GAN,C.; VANHALA,M.;BLOMQVIST,K.User motivation and knowledge sharing in idea crowdsourcing.International Journal of Innovation Management.v.18,n. 5, 2014;SIVULA,A.;KANTOLA,J.Integrating crowdsourcing with holistic innovation management.International Journal of Advanced Logistics,v. 5,n.3-4, p. 153-164, 2016.