Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR E SUSTENTABILIDADE: análise do estado-da-arte da produção científica
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Economia Circular
Sustentabilidade
Análise bibliométrica

Área

Operações

Tema

Gestão de Operações Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Ana Késia Costa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Jeniffer de Nadae
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
3 - Manoel Bastos Gomes Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Campus Juazeiro do Norte

Reumo

Em 1972 a questão ambiental foi colocada nas agendas nacionais e internacionais a partir da realização da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (OLIVEIRA FILHO, 2004). Desde então, iniciativas vem ser empreendidas com o intuito promover condições sustentáveis os futuros habitantes do planeta. Tornando- se necessário o desenvolvimento de mecanismos onde conceitos possam ser transformados em ação para que haja a mudança de uma economia ineficiente para uma economia de consumo racionalizado (ZANIRATO; ROTONDARO, 2016) ou seja, de uma economia linear para uma Economia Circular
O estudo teve como objetivo mapear a produção científica sobre Economia Circular e sustentabilidade e buscou responder à questão de pesquisa: Como caracteriza-se a produção científica internacional sobre Economia Circular relacionada à sustentabilidade? Para tanto, foi realizado um mapeamento bibliométrico das publicações em periódicos disponibilizados na base Web of Science compreendendo todos os artigos publicados até maio de 2018. De acordo com Café e Bräscher (2008) a bibliometria se apresenta como um procedimento relevante para a visualização de indicadores da publicação científica.
De acordo com Ellen MacArthur Foundation (2013) a Economia Circular (EC) ainda é uma construção teórica, sendo que o termo denota uma economia industrial que é restauradora ou regenerativa por intenção e por design, e que vem ganhando força desde o final da década de 1970. Murray, Skene e Haynes (2017) definem EC como sendo um modelo econômico onde planejamento, recursos, compras, produção e reprocessamento são projetados e gerenciados, tanto como processo como em resultados, para maximizar o funcionamento do ecossistema e o bem-estar humano.
Uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa foi empreendida para que os objetivos deste trabalho fossem alcançados. Assim, uma análise bibliométrica foi empregada a fim de mapear a produção científica, identificando suas tendências e, assim, colaborar na sistematização das pesquisas realizadas a respeito do tema e sugerir problemas a serem investigados em futuras pesquisas (CHUEKE; AMATUCCI, 2015). A base de dados utilizada consistiu em todos os artigos publicados na Web of Science até maio de 2018.
Diante dos resultados, é visível que em 2015 iniciou-se um ciclo de crescimento de produções relacionadas ao tema. Inglaterra e China são os países mais produtivos, enquanto o Brasil possui poucos trabalhos. A Delft University of Tecnology, o periódico Journal of Cleaner Production e o pesquisador Young Geng destacam-se em quantidade de trabalhos. A maior parte dos trabalhos centra-se na discussão de temas relacionados a Ecologia e Ciências Ambientais, Engenharia e tópicos diversos relacionados a Ciência e Tecnologia sendo pequeno o percentual dos que enfatizam a área de Economia e Negócios.
Os resultados sugerem que a Economia Circular vem sendo trabalhada mais fortemente há poucos anos e que há uma diversidade em relação a autoria dos artigos e instituições de pesquisa como também os periódicos que os disponibilizam. No entanto, no tocante ao volume de produção, há uma concentração de trabalhos em algumas poucas fontes. Em relação aos temas pesquisados e às palavras-chave utilizadas esta concentração é bem mais evidente, sugerindo que o tema possui muitas possibilidades a serem exploradas.
ANDERSEN, M. S. An introductory note on the environmental economics of the circular economy. Sustainability Science, v. 2, n. 1, p. 133–140, 2007. ELLEN MACARTHUR FOUNDATION (EMF). Towards the Circular Economy, vol. 1. 2013. GEISSDOERFER, M. et al. The Circular Economy – A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production, v. 143, p. 757–768, 2017. MURRAY, A.; SKENE, K.; HAYNES, K. The Circular Economy: An Interdisciplinary Exploration of the Concept and Application in a Global Context. Journal of Business Ethics, v. 140, n. 3, p. 369–380, 2017.