Resumo

Título do Artigo

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS: UMA PROPOSTA DE REVISÃO SISTEMÁTICA DOS AVANÇOS NO CAMPO DE ESTUDOS ENTRE 2006 E 2016.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Alianças Estratégicas
Cooperação
Revisão Sistemática

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - Rodrigo Cassimiro de Freitas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Campus Lavras
2 - Bruna Habib Cavazza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Fabio Antonialli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

aborda as Alianças Estratégicas Interorganizacionais. Para atender a essa inclinação toma-se como orientação os pressupostos da investigação meta-analítica com base em um processo de revisão sistemática de literatura. Essa proposta investigativa pretende mapear o campo de estudos que tratam das relações interorganizacionais de cooperação no âmbito das alianças estratégicas por meio dos procedimentos meta-analíticos de uma Revisão Sistemática de Literatura
A finalidade desse trabalho consiste descrever o atual Estado da Arte do que tem sido estudado a respeitos dos relacionamentos e parcerias estratégicas, como também ambiciona-se identificar correntes de pensamento e caracterizá-las. Além disso, acredita-se na possibilidade de identificar as principais aproximações, interlocuções e fatores irreconciliáveis entre as tradições dos estudos sobre Alianças Estratégicas, mais especificamente das relações interorganizacionais de cooperação adotadas pelas empresas em um cenário de rede.
Para amparar teoricamente o trabalho são discutidos eixos teóricos que tratam das relações interorganizacionais, das relações de cooperação entre empresas e das alianças estratégicas. O eixo discursivo comum desses estudos está direcionado para a busca de compreensão das principais dimensões dessas relações e suas implicações no campo teórico e no campo organizacional.
Diante da diversidade teórica, metodológica e direção das propostas de trabalho, assevera-se a multiplicidade de implicações teóricas e práticas,e, também, a variedade de implicações acadêmicas e mercadológicas das investigações contidas nos artigos. Os resultados dessa pesquisa sinalizam para uma diversificação do campo de estudos, quanto aos aspectos demográficos e às implicações produzidas pelos artigos abordados. As categorias mais representativas à abordagem teórica dos artigos tratavam de assuntos relacionados à Teoria dos Custos de Transação e Estrutura de Confiança nos Relacionamentos.
O desenvolvimento científico é um processo de aperfeiçoamento contínuo que permite criar novas interpretações da realidade e/ou ainda gerar novas perspectivas sobre o sentido do saber para determinadas áreas do conhecimento. Entretanto, a dinamicidade na geração de saberes pode ser comprometida por vários aspectos, como comentado anteriormente, por fatores geográficos e temporais. Acredita-se que artigos com abordagens baseadas em revisões sistemáticas de literatura podem contribuir sobremaneira para o desafio mencionado
CARLSON, Kevin D.; JI, Fiona Xiaoying. Citing and Building on Meta-Analytic Findings: A Review and Recommendations. Organizational Research Methods. v.14, n.4, p. 696-717, Oct. 2014. EIRIZ, V. Proposta de tipologia sobre alianças estratégicas. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 65-90, maio/ago. 2001. HOON, C. Meta-Synthesis of Qualitative Case Studies: An Approach to Theory Building. Organizational Research Methods, v. 16, n. 4, p. 522-556, Apr. 2013.