Resumo

Título do Artigo

PRÊMIO SABER – QUEM PARTICIPA, INOVA

Palavras Chave

Administração Pública
Gerencialismo
Prêmio Saber

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Elaine Santos Teixeira Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Jéssica de Carvalho Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Dany Flávio Tonelli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Dae
4 - Felipe Fernandes Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - CEAD

Reumo

A valorização do trabalho prestado pelo servidor público é um tema muito discutido. Com base nesse cenário atual e na necessidade de valorizar e motivar seus servidores, a Prefeitura de Santa Bárbara, Minas Gerais, implantou o ‘Prêmio Saber – Quem participa, inova’. Esse é um projeto proposto pelo executivo municipal e possui como principal objetivo reconhecer boas práticas de gestão empreendidas pelos servidores municipais. Este caso de ensino incorpora as discussões da Administração Pública Gerencial em um cenário ainda pouco investigado, que é o da gestão pública municipal no Brasil.
Considerando a proposta inicial apresentada, este caso de ensino objetiva: • Instigar os alunos a pensarem em alternativas para incentivar e valorizar o servidor público; • Proporcionar aos alunos uma análise crítica quanto às formas de atuação de gestores públicos diante da necessidade de se realizar uma gestão pública mais focada na valorização dos servidores públicos; • Apresentar questões sobre práticas de motivação/valorização e boa gestão pública para reflexão em sala de aula; • Elucidar um caso de ensino na área de gestão pública.
Para a construção deste caso as fontes de dados utilizadas foram: • Observação participante de um dos autores do caso como jurado do prêmio; • História oral de dois representantes da prefeitura do município de Santa Bárbara envolvidos no projeto: prefeito municipal Leris Felisberto Braga e o assessor de governança pública Felipe Fernandes Guerra; • Leitura de todos os projetos, apresentações de slides e visualização dos vídeos submetidos pelos candidatos ao prêmio; • Pesquisa no site oficial da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara.
Este caso poderá ser utilizado como material didático-pedagógico nos cursos da área de Administração Pública, Gestão Pública, Especialização na área pública ou até mesmo no curso de Administração de Empresas. Além disso, este caso poderá ser utilizado nos debates sobre temas relacionados a valorização e motivação do serviço público, gestão de pessoas, bem como nas disciplinas que tratam sobre sociologia das organizações do trabalho, gestão e desenvolvimento de pessoas no serviço público, gestão de serviços públicos, estratégia no setor público, entre outras.
BRESSER-PEREIRA, L. C. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, v. 120, n, 1, p. 7-40, 1996. BRESSER-PEREIRA, L. C. Reforma gerencial e legitimação do estado social. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 51, n. 1, p. 147-156, 2017. NEWMAN, J.; CLARKE, J. Gerencialismo. Educação & Realidade, v. 37, n. 2, 2012. PETERS, B. G. The new public governance? Emerging perspectives on the theory and practice of public governance. Londres: Routledge, 2010.