Política Pública
Prática Social
Transporte de Cargas
Área
Administração Pública
Tema
Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos
Autores
Nome
1 - Patrícia Sbruzzi Eich Thiago UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - MARAVILHA - SC
2 - Eduardo Guedes Villar UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Programa de Pós Graduação em Administração
3 - ELIANE FÁTIMA STRAPAZZON BEDUSCHI UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - MARAVILHA
4 - ELIS REGINA MULINARI ZANIN UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - SÃO MIGUEL DO OESTE
Reumo
Tem-se como objetivo neste estudo, a compreensão dos reflexos do Programa Procaminhoneiro no setor de transporte de carga da cidade de Maravilha-SC. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa em qualitativa das experiências dos proprietários de empresas de transporte de carga e também de profissionais autônomos ao aderirem o programa em estudo.
Diante das perspectivas dos programas do governo federal em relação ao transporte rodoviário brasileiro, indaga-se no presente estudo: Como as práticas que envolveram a adoção do Programa Procaminhoneiro refletiram sobre o segmento de transporte de carga em um município do Oeste de Santa Catarina?
As ações criadas para o atendimento de anseios da sociedade estão traçadas a partir do planejamento do governo. No que se refere a políticas públicas na realidade brasileira, Oliveira (2006) observou que o planejamento é visto como parte meramente técnica, um conteúdo dominado pelos economistas e burocratas, que acreditam que se houver um planejamento bem executado o processo de implantação acontece automaticamente. Porém, a realidade tem sido diferente: muitos projetos, programas e políticas falham na implementação, diferem do planejado ou têm impactos negativos inesperados (OLIVEIRA, 2006).
Desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de compreender como as práticas que envolveram a adoção do Programa Procaminhoneiro refletiram sobre o segmento de transporte de carga no município de Maravilha no estado de Santa Catarina. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa. Na etapa de coleta de dados, realizaram-se entrevistas em profundidade com dez sujeitos previamente selecionados de maneira intencional. As entrevistas foram realizadas entre setembro e dezembro de 2017. No que se refere a etapa de análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática.
Como resultados, verificou-se i) falta de imparcialidade na concessão de crédito pelas instituições financeiras conveniadas; ii) aumento de competitividade em função de novos entrantes; e iii) carência de competência dos beneficiados com o programa em gerir os investimentos adquiridos.
Em termos de contribuição teórica a abordagem indutiva empregada com alicerce nas abordagens da prática social permitiu aos pesquisadores estabelecer um micro-foco nas tessituras do programa. Evidenciou-se, neste sentido, que apesar do elevado investimento governamental na política pública em análise, a falta de restrição na concessão de crédito a pessoas que atuam no segmento, a falta de investimento em instrução dos beneficiados, e a falta de uma análise técnica apurada da capacidade de oferta de transporte por parte do governo, gerou uma competitividade excessiva no setor.
GIDDENS, A. A Constituição da Sociedade. 3ª. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 1984. Versão em português de 2009.
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