Resumo

Título do Artigo

Quando o Benefício Atrapalha: Uma Análise Dos Reflexos Do Programa Procaminhoneiro No Setor De Transporte De Cargas.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Política Pública
Prática Social
Transporte de Cargas

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Patrícia Sbruzzi Eich Thiago
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - MARAVILHA - SC
2 - Eduardo Guedes Villar
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Programa de Pós Graduação em Administração
3 - ELIANE FÁTIMA STRAPAZZON BEDUSCHI
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - MARAVILHA
4 - ELIS REGINA MULINARI ZANIN
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - SÃO MIGUEL DO OESTE

Reumo

Tem-se como objetivo neste estudo, a compreensão dos reflexos do Programa Procaminhoneiro no setor de transporte de carga da cidade de Maravilha-SC. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa em qualitativa das experiências dos proprietários de empresas de transporte de carga e também de profissionais autônomos ao aderirem o programa em estudo.
Diante das perspectivas dos programas do governo federal em relação ao transporte rodoviário brasileiro, indaga-se no presente estudo: Como as práticas que envolveram a adoção do Programa Procaminhoneiro refletiram sobre o segmento de transporte de carga em um município do Oeste de Santa Catarina?
As ações criadas para o atendimento de anseios da sociedade estão traçadas a partir do planejamento do governo. No que se refere a políticas públicas na realidade brasileira, Oliveira (2006) observou que o planejamento é visto como parte meramente técnica, um conteúdo dominado pelos economistas e burocratas, que acreditam que se houver um planejamento bem executado o processo de implantação acontece automaticamente. Porém, a realidade tem sido diferente: muitos projetos, programas e políticas falham na implementação, diferem do planejado ou têm impactos negativos inesperados (OLIVEIRA, 2006).
Desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de compreender como as práticas que envolveram a adoção do Programa Procaminhoneiro refletiram sobre o segmento de transporte de carga no município de Maravilha no estado de Santa Catarina. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa. Na etapa de coleta de dados, realizaram-se entrevistas em profundidade com dez sujeitos previamente selecionados de maneira intencional. As entrevistas foram realizadas entre setembro e dezembro de 2017. No que se refere a etapa de análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática.
Como resultados, verificou-se i) falta de imparcialidade na concessão de crédito pelas instituições financeiras conveniadas; ii) aumento de competitividade em função de novos entrantes; e iii) carência de competência dos beneficiados com o programa em gerir os investimentos adquiridos.
Em termos de contribuição teórica a abordagem indutiva empregada com alicerce nas abordagens da prática social permitiu aos pesquisadores estabelecer um micro-foco nas tessituras do programa. Evidenciou-se, neste sentido, que apesar do elevado investimento governamental na política pública em análise, a falta de restrição na concessão de crédito a pessoas que atuam no segmento, a falta de investimento em instrução dos beneficiados, e a falta de uma análise técnica apurada da capacidade de oferta de transporte por parte do governo, gerou uma competitividade excessiva no setor.
GIDDENS, A. A Constituição da Sociedade. 3ª. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 1984. Versão em português de 2009. HÖFLING, E. M.. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos do CEDES, v. 21, n.20, p. 30-41, 2001. LIMA, L.D.; MACHADO, C.V.; GERASSI, C.D. O neo-institucionalismo e a análise de políticas de saúde: contribuições para uma reflexão crítica. In MATTOS, R. A.; BAPTISTA, T. W. F. Caminhos para análise das políticas de saúde, 2011. p.111-137. OLIVEIRA, J. A. P. de. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. RAP, Rio de Janeiro 40(1):273-88