Resumo

Título do Artigo

FATORES DETERMINANTES DA INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
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Palavras Chave

Inovação
Criatividade
Organizações

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Sheila Patrícia Ramos Beckhauser
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Campus 1
2 - Luciano Castro de Carvalho
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau
3 - EDSON ROBERTO SCHARF
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - CCSA/PPGAD Administração

Reumo

A competição empresarial e em outras áreas, nos níveis nacional e internacional, toma-se cada vez mais intensa e novos desafios surgem a cada momento (ALENCAR, 1995). Neste sentido, a inovação e a criatividade organizacional são preocupações centrais para os estudiosos como Amabile (1983, 1983, 1997). Alencar (1995) afirma que um clima favorável à criatividade, aliado à prática intencional do processo de resolução criativa de problemas, facilita a mudança e a introdução bem-sucedida da inovação no contexto organizacional.
Wang e Tsai (2014) testaram hipóteses relacionadas a teoria componencial da inovação e criatividade em empresas de serviços em Taiwan. Os resultados encontrados revelaram que todas as hipóteses apresentaram um efeito direto e significativamente positivo, tanto em relação a inovação e a criatividade quanto testando um efeito reciproco entre inovação e criatividade. Este resultado corroborou para dar suporte a teoria componencial da inovação e criatividade defendida por Amabile (1983; 1988; 1997). O presente estudo procura aplicar o estudo de Wang e Tsai (2014) no contexto brasileiro.
De acordo com Amabile (1988) e da Teoria componencial da criatividade e inovação organizacional, as influências do ambiente social podem ser resumidas como tendo três componentes principais: recursos, práticas de gestão e motivação organizacional. Esses componentes destinam-se a incluir todas as facetas da organização que possam ter um impacto no sucesso de uma tentativa de inovação (AMABILE, 1988). Já os três componentes considerados necessários para a criatividade são conhecimento e experiência, habilidades de criatividade e motivação intrínseca (AMABILE, 1983).
Adotou-se a pesquisa descritiva com método quantitativo. A população do estudo foi composta por indivíduos, funcionários de empresas de manufatura, de comércio e serviços. A participação na pesquisa foi voluntária e obteve-se uma amostra de 351 respondentes. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais.
No teste das variáveis de controle observou-se que a Experiência de trabalho apresenta significância sobre a Criatividade. Já Tamanho da empresa e Tipo da empresa apresentaram significância sobre a Inovação. No teste da relação reciproca entre Criatividade e Inovação, apenas a Criatividade apresentou significância sobre a Inovação. Constatou-se que a Motivação Intrínseca, Habilidades de criatividade e Experiência de trabalho explicam a criatividade em 26,9%. Já Práticas de Gestão, Motivação Organizacional, Recursos, Tamanho da empresa e Tipo da empresa explicam a Inovação em 27,8%.
Os resultados indicaram que motivação intrínseca e habilidades de criatividade possuem influência sobre a criatividade. Já as práticas de gestão, motivação organizacional e recursos possuem influência sobre a inovação. Quanto as variáveis de controle, constatou-se que a experiência de trabalho apresenta influência sobre a criatividade. O tamanho da empresa e tipo da empresa apresentaram influência sobre a inovação. No teste da relação reciproca entre criatividade e inovação, verificou-se que apenas a criatividade apresentou influência sobre a inovação.
AMABILE, Teresa M. A model of creativity and innovation in organizations. Research in organizational behavior, v. 10, n. 1, p. 123-167, 1988. ALENCAR, Eunice Lima Soriano de. Desenvolvendo a criatividade nas organizações: o desafio da inovação. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 6, p. 6-11, 1995. WANG, Chung-Jen; TSAI, Chang-Yen. Managing innovation and creativity in organizations: an empirical study of service industries in Taiwan. Service Business, v. 8, n. 2, p. 313-335, 2014.