Resumo

Título do Artigo

Uma Análise da Influência da Flexibilização do Trabalho sobre a Satisfação do Trabalhador e o Comportamento de Cidadania Organizacional
Abrir Arquivo

Palavras Chave

horário de trabalho flexível
home-office
satisfação no trabalho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Harrison Bachion Ceribeli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Thaisa Prado Mignacca
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - ICSA
3 - Karla Luisa Costa Sabino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

O termo CCO (comportamento de cidadania organizacional) foi cunhado por Smith, Organ e Near (1983) e Bateman e Organ (1983) a partir da observação de condutas de cooperação voluntária nas organizações. Esses mesmos autores definiram tal construto como um comportamento dos trabalhadores que engloba a realização, de forma espontânea, de atividades extras, que extrapolam as responsabilidades dos cargos ocupados, suprindo necessidades organizacionais e, ao mesmo tempo, auxiliando colegas de trabalho.
Entretanto, por se tratar de um construto multifacetado, fazem-se necessários mais estudos abordando tais antecedentes, muitos dos quais ainda não foram devidamente explorados na literatura (PAUL; BAMEL; GARG, 2016). Em vista disso, objetivou-se, com esta pesquisa, analisar como a flexibilização do trabalho influencia a satisfação do trabalhador e como ambas afetam o comportamento de cidadania organizacional.
No referencial teórico foram abordados os seguintes tópicos: Flexibilização do Trabalho (WONG; WAN; GAO, 2017); Satisfação do Trabalhador (LEE, OK e HWANG, 2016); Comportamento de Cidadania Organizacional (JENA; GOSWAMI, 2014). Com base no referencial, foram estruturadas três hipóteses de pesquisa: H1: A flexibilização dos arranjos laborais impacta positivamente a satisfação do trabalhador; H2: A satisfação do trabalhador afeta positivamente o comportamento de cidadania organizacional e H3: A flexibilização dos arranjos laborais impacta positivamente o comportamento de cidadania organizacional
A pesquisa descritiva de natureza quantitativa, teve como instrumento de coleta de dados um questionário dividido em quatro seções. A primeira foi constituída por questões demográficas para posterior caracterização da amostra, enquanto as três seções subsequentes incluíram afirmativas abordando a satisfação no trabalho, a flexibilização dos arranjos laborais e o comportamento de cidadania organizacional. A pesquisa obteve 301 respondentes e os dados foram , analisados através da Modelagem de Equações Estruturais, sendo empregadas a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a Análise de Caminhos.
Os dados mostraram que, entre flexibilização do trabalho e disposição para ajudar, constatou-se que existe uma relação estatisticamente significativa e inversamente proporcional. Por sua vez, a relação entre satisfação do trabalhador e disposição para ajudar mostrou-se positiva e estatisticamente significativa.De modo semelhante, as relações entre satisfação do trabalhador e conscienciosidade e entre satisfação do trabalhador e foco em melhoria mostraram-se estatisticamente significativas e diretamente proporcionais.
Examinando-se os resultados obtidos após as etapas de coleta e análise de dados da presente pesquisa, constatou-se que o CCO é influenciado positivamente pela satisfação experimentada pelo trabalhador e negativamente pela flexibilização dos arranjos laborais. Ademais, como contribuição gerencial, destaca-se o potencial norteador dos resultados alcançados para que os gestores sejam capazes de promover relações laborais mais flexíveis, contando com funcionários mais satisfeitos e, simultaneamente, dispostos a atuarem como cidadãos organizacionais.
ARDA, O. A.; DELEN, D.; TATOGLU, E.; ZAIM, S. An analytic approach to assessing organizational citizenship behavior. Decision Support Systems, v. 103, p. 9-23, 2017.; COENEN, M.; KOK, R. A. W. Workplace flexibility and new product development performance: The role of telework and flexible work schedules. European Management Journal, v. 32, n. 4, p. 564-576, 2014; HUMPHREY, S. E.; NAHRGANG, J. D.; MORGESON, F. P. Integrating motivational, social, and contextual work design features: A meta-analytic summary and theoretical extension of the work design literature. Journal of Applied Psychology.