Resumo

Título do Artigo

MÉTODO DO CASO: UMA INOVAÇÃO METODOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR DA CONTABILIDADE?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Método do Caso
Aprendizagem Significativa
Ensino Superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Elisabeth de Oliveira Vendramin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - ESAN - Escola de Administração e Negócios
2 - Adriana Maria Procopio de Araujo
FEA-RP/USP - FEARP - contabilidade

Reumo

A qualidade do ensino contábil tem sido questionada pelo resultado de exames de avaliação e mercado de trabalho que recebe o profissional recém-formado, do qual é exigido novos conhecimentos e habilidades. Nessa direção o ensino superior pode prover meios para que o aluno aprenda de forma significativa, o que representa um conhecimento mais sólido, crítico e duradouro. Estudos têm demonstrado que o ensino superior caminha na direção da implantação de metodologias que forcem o aluno a ser ativo em seu processo de aprendizagem e tirem o professor do centro desse processo.
O objetivo geral do estudo é relatar o uso da estratégia pedagógica “Método do Caso” em um contexto de uma disciplina de primeiro semestre e que trata de conceitos básicos da contabilidade, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Assim, a pesquisa está orientada pela seguinte questão: como a adoção da metodologia de ensino-aprendizagem método do caso de ensino contribui para a ocorrência de aprendizagem significativa nos discentes do ensino superior de contabilidade? O objetivo do estudo é demonstrar se o método do caso atende a abordagem de aprendizado no escopo da teoria escolhida.
A Teoria da Aprendizagem Significativa se preocupa em entender como ocorre o processo de aprendizagem por uma ótica cognitiva, partindo da premissa de que ela ocorre quando existem conhecimentos prévios relevantes, o material é potencialmente significativo e o aluno está disposto a aprender de maneira significativa. Para incentivar o aluno a se dispor a aprender de maneira significativa, o método do caso se apresenta como uma alternativa, pois é uma metodologia ativa de aprendizagem que objetiva levar os alunos a refletir sobre situações reais do caso, apresentadas de forma sucinta.
Foi adotada a abordagem qualitativa e a estratégia de pesquisa estudo de caso único. Os dados foram construídos de quatro maneiras diferentes e complementares: i) análise documental; ii) observação direta; iii) entrevista semiestruturada com a coordenadora da disciplina e um dos professores envolvidos; e iv) questionário aplicado aos alunos. No estudo de caso único, o foco de análise é a interpretação direta, ou seja, sem a necessidade de formar categorias. O objetivo é entender e descrever o caso, não necessariamente o fenômeno em si, como acontece com casos múltiplos.
O caso estudado aborda a adoção do método do caso de ensino na disciplina denominada Contabilidade Financeira, cuja unidade de competência é o Departamento de Contabilidade de um Instituto Universitário localizado na cidade de Lisboa em Portugal. No período observado (ano letivo 2017/2018), a disciplina contou com 693 alunos matriculados e esteve sob a coordenação de uma professora que contou com uma equipe de sete professores. Esses alunos matriculados nos 6 cursos para os quais a disciplina foi ofertada, foram divididos em 19 turmas, agrupadas por curso e com uma média de 30 alunos cada.
Com o estudo do caso único, foi possível verificar que o método do caso atende aos três fatores exigidos para que a aprendizagem significativa ocorra. A existência de conhecimento prévio é feita com base no que o aluno já sabe e no que é ensinado nas aulas teóricas. O material é potencialmente significativo, já que os casos são reais, de empresas próximas ao cotidiano dos alunos e elaborados de forma a induzir o raciocínio dos mesmos. Por ser uma metodologia ativa de aprendizagem, o método do caso eleva as chances de o aluno se mostrar pré-disposto a aprender de forma significativa.
Ausubel, D.P. (2000). The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Springer Science & Business Media. Ausubel, D.P.; Novak, J.D.; & Hanesian, H. (1968). Pisicologia educacional. New York: Holt, Rinehart and Winston. Garvin, D.A. (2003). Making the case: Professional education for the world of practice. Harvard Magazine. 106(1), pp. 56-65. Moreira, M.A. (2015). Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU. Novak, J.D. (1998). Learning, creating and using knowledge: concept maps as facilitative tools in schools and corporations. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.