Resumo

Título do Artigo

PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE ESPIRITUALIDADE NO TRABALHO NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS (1998 – 2017): UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Espiritualidade no Trabalho
Bibliométrico
Web of Science

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Liane Beatriz Rotili
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - PPGDES
2 - Daniel Knebel Baggio
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - DACEC
3 - Denize Grzybovski
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - PPGAdm/FEAC
4 - Nelson José Thesing
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação

Reumo

Ao entrar no terceiro milênio, ecoa um sentimento de que o homem, a educação e o trabalho devam ser vistos de forma integral e flexível, pois segundo Morin (2012) é de forma complexa que as ações humanas ocorrem. A esse encontro surgem os estudos sobre espiritualidade no trabalho e sua influência nas organizações, o que gera uma transformação organizacional passando de um modelo burocrático, centralizado e padronizado, predominante desde a revolução industrial, para um paradigma de aprendizagem e valorização do ser humano em sua globalidade (FRY,2003).
A compreensão profunda de temas como espiritualidade no trabalho, pressupõe(requer?) a análise das principais características que envolvem as publicações com essa temática, a fim de que se possa levantar tendências, potencialidades e padrões, proporcionando a possibilidade de fomentar a discussão da construção do conhecimento na área de comportamento organizacional. Desse modo, este estudo teve como objetivo geral demonstrar o panorama das publicações sobre espiritualidade no trabalho no contexto internacional nas últimas duas décadas (1998-2017) na base de dados Web of Science.
Acredita-se que o crescente interesse pela espiritualidade no trabalho, pelo seu impacto positivo na vida dos trabalhadores e na melhoraria do desempenho organizacional, seja o princípio do desenvolvimento de um novo paradigma na ciência organizacional. Sendo o conceito mais recorrente sobre espiritualidade no trabalho o reconhecimento que os trabalhadores possuem vida interior, buscando uma ligação entre si (senso de comunidade) e um trabalho com significado (ASHMOS; DUCHON, 2000; SIQUEIRA, 2014; GARG, 2017).
Este trabalho caracteriza-se como pesquisa empírico-analítica, cujo tipo de abordagem pode ser considerado descritivo, pois visa descrever as características das publicações na base de dados Web of Science com a temática espiritualidade no trabalho, usando como palavras chaves as expressões “spirituality at work” ou “workplace spirituality”. Este estudo estatístico analisa as características de publicações de maneira longitudinal balizando-se em três leis da bibliometria: Lei de Lotka (lei do Quadrado Inverso), Lei de Brandford (lei de Dispersão) e Lei de Zipf (lei do Mínimo Esforço).
As principais características encontradas nas produções científicas relacionada à espiritualidade no trabalho no período compreendido entre 1998 e 2017 foram: áreas: 60,6% (129) em Administração e Negócios; periódico: 11.3% (24) em Journal of Business Ethics; país: 36,6% (78) nos EUA; idioma: 97.7% (208) em inglês e aumento gradativo de publicações por ano, com 26,8% (57) em 2017. Já em relação aos hot topics verificou-se que as principais expressões relacionadas a temática foram: valores (6,5), religião (6,0), liderança (6,0), performance (5,5), desenvolvimento (5,5), propósito (4,9).
Os resultados obtidos neste estudo bibliométrico sobre espiritualidade no trabalho servem para traçar padrões de produtividade sobre o tema no referido veículo de publicação analisado. Como limitação do estudo, destaca-se a utilização de apenas uma base de dados específica e o fato de desconsiderar as características metodológicas e referências bibliográficas dos artigos, o que não estava contemplado nos objetivos deste estudo. Por esta razão, sugere-se que estudos futuros desta natureza, possuam uma amplitude maior, abrangendo,por exemplo, outros eventos acadêmicos nacionais e internacionais.
ASHMOS, D. P.; DUCHON, D. Spirituality at work: a conceptualization and measure, Journal of Management Inquiry, v. 9, n. 2, 2000. FRY, L.W. Toward a theory of spiritual leadership. The Leadership Quarterly, v. 14, n. 6, 2003. GARG, N. Workplace spirituality and employee well-being: An empirical exploration. Journal of Human Values, v. 23, n. 2, p. 129-147, 2017. MORIN, E. O método 5: a humanidade da humanidade, a identidade humana. POA: Sulina, v. 312, 2002. SIQUEIRA, M. M. M. (org.). Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão. POA: Artmed, 2014.