Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DE PROJETOS E OS DESAFIOS PARA A SETOR PÚBLICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Projetos
Setor Público
Especificidades

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Rafael Rudolfo Kreutz
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS) - Porto Alegre
2 - Kelmara Mendes Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria

Reumo

A metodologia de gerenciamento de projetos vem se consolidando como uma iniciativa que possibilita auxiliar os gestores a contribuir para a governança com foco na transparência, accountability, eficiência e efetividade (CLEMENTE et al., 2017). As dificuldades de adaptação das metodologias do setor privado para o contexto público trazem à tona a necessidade de discussão sobre quais seriam os fatores críticos de sucesso mais significantes para a gestão de projetos (CARVALHO, PISCOPO, 2014; BESTEIRO et al., 2014; MELO, 2016; SILVA et al., 2017).
Pesquisas futuras devem buscar realizar a investigação sobre processos de implementação de boas práticas de gerenciamento de projetos em instituições públicas que obtiveram êxito e que não obtiveram, a fim de buscar compreender como e porque alguns processos foram bem-sucedidos e outros não (SINGH, KEIL E KASI, 2009; NASCIMENTO et al., 2011). Entende-se que a compreensão destas diferenças seja um passo importante na busca de alternativas e caminhos para a transposição da metodologia de gestão de projetos do setor privado para o setor público.
As diferenças na gestão de projetos entre o setor público e privado tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores há algum tempo (RING, PERRY,1985; NUTT, BACKOFF, 1993; BOYNE, 2002; CRAWFORD, HELM, 2009; WIRICK, 2009, ZWICKER, FETTKE, LOOS, 2010; PISA, OLIVEIRA, 2013). Entretanto, quando da implementação de teorias, metodologias e ferramentas, essas distinções muitas vezes são desconsideradas. Para Valle et al. (2010), o grande desafio do setor público é conseguir mecanismos adequados para viabilizar um diálogo eficaz entre os objetivos e as ferramentas de gestão de projetos.
Observa-se que as especificidades do setor público em relação à iniciativa privada, na gestão de projetos, são amplas e em diferentes aspectos. Foram identificadas onze dimensões de diferenciação (Ferramentas de Gestão de Projetos, Stakeholders, Processo decisório, Transparência e accountability, Gestão de Processos, Formulação de Estratégias, Gestão de Custos, Financiamento, Política, Comunicação, Impacto dos projetos), com destaque para um maior número de estudos referente a ferramenta de gestão de projetos, a identificação dos Stakeholders e questões ligadas a Transparência e accountability
Os resultados indicaram que existe um número bastante expressivo e relevante de diferenças da gestão de projetos públicos para a gestão de projetos privados. É destacado pela maioria dos autores que a gestão de projetos é mais complexa no setor público justamente porque essas especificidades. Dessa forma, entende-se que a utilização mais efetiva da gestão de projetos no setor público é uma alternativa de fundamental importância para a administração pública como uma ferramenta capaz de auxiliar o processo de transformação do planejado em resultados, otimizando a alocação de recursos.
SILVA, Polyana Tenório de Freitas; LIMA, Márcio Ferreira; NOGUEIRA, Thiago Maia Macêdo; SANTA RITA, Luciana Peixoto; SOUZA, Waldemar Antonio da Rocha. Fatores de sucesso de um projeto no setor público: um estudo sobre o guia de compras sustentáveis da UFAL. Revista UNIABEU, V.10, Número 25, maio-agosto de 2017. JOSLIN, R.,& MÜLLER, R. Relationships between a projetc management methodology an project sucessa in different project governance contexts. International Journal of project Management, 33(6), 1377-1392, 2015. Institute, P.M. "PMSurvey.org", 2014 Edition – World Report, 2014.