Resumo

Título do Artigo

INSTRUMENTO PARA AFERIR O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES QUANTO AO PLANO DE CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO
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Palavras Chave

Plano de Carreira
Professores do Ensino Superior
Progressão e Promoção Funcional

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Eliane Oliveira Lucena
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - Carreiros
2 - Flavia Czarneski
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
3 - Débora Gomes Machado
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPGCC

Reumo

A profissão de professor no Brasil tem revelado uma série de problemas e desafios, apresentando-se diferenciada e fragmentada. O cenário no qual os professores atuam tem demandado complexidade crescente para o docente, aliado à precarização de suas condições de trabalho no contexto comparativo do exercício de outras profissões. O magistério precisa ser valorizado e reconhecido para que as reformas educacionais avancem (BALZANO, 2007). É importante a criação de um plano de carreira que atenda às necessidades do professor.
Diante das alterações ocorridas na legislação, relativas ao Plano de Carreira e Cargos do Magistério Federal. Assim, tem-se como problema de pesquisa: Qual o entendimento dos docentes de uma Universidade Federal Brasileira (UFB) quanto ao Plano de Carreira e quanto às Deliberações que normatizam a ascensão na carreira docente? O presente trabalho visa desenvolver um instrumento para aferir o conhecimento dos docentes do ensino superior público quanto ao seu plano de carreira, considerando o conhecimento dos docentes quanto ao atual Plano de Carreira e Cargos do Magistério Superior.
Ferreira e Hypólito (2010) caracterizam o trabalho docente como um trabalho afazer diferenciado de outros, na medida em que envolve um alto grau de subjetividade e sobre o qual não se tem uma medida absoluta daquilo em que resulta. As condições de trabalho dos professores constituem um desafio considerável para as políticas educacionais, tanto no nível federal como nas instâncias estaduais e municipais. Os Planos de Carreira relativos à docência têm papel central nessas condições. Eles, efetivamente, refletem o reconhecimento social e político desses profissionais. (GATTI, 2012).
Quanto ao enquadramento metodológico, o estudo foi uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo e de levantamento. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, centrado no conteúdo das deliberações e legislação pertinente ao tema. A pesquisa ocorreu por meio do envio de um questionário para os e-mails dos 810 docentes efetivos. Destes, 263 participaram, totalizando 32,47% de participação. Para a validação do instrumento foi utilizado o Alfa de Cronbach e para análise dos dados utilizou-se da análise fatorial.
O resultado da análise fatorial identificou as questões que estão relacionadas e apresentou a formação de quatro construtos: conhecimento das deliberações (normas), conhecimento do plano de carreira do magistério superior, conhecimento sobre o Relatório de Atividades e conhecimento sobre a necessidade de adequação das normas; os quais seguiram como critérios de seleção o grau de associação entre as variáveis e o grau de subjetividade das questões. As quatro dimensões do instrumento explicam 64,64% da variação das questões originais, o que representa um adequado grau de sintetização dos dados.
Com relação aos dados obtidos por meio da aplicação do questionário, pode-se destacar que quando se trata do conhecimento das normas utilizadas na UFB, a grande maioria dos docentes sabe qual é o procedimento para solicitar a progressão ou promoção funcional e qual é a data base para esta solicitação, mas um número menor de respondentes consideram as normas claras e de fácil compreensão, o que pode ser um indício para a queda no número de docentes que consideram de fácil compreensão os requisitos que deverão ser cumpridos para que se obtenha a ascensão na carreira.
FERREIRA, L. S; HYPOLITO, A. M. De qual trabalho se fala? Movimentos de sentidos sobre a natureza, processos e condições de trabalho dos professores. In: Seminário da rede latino-americana de estudos sobre trabalho docente. Rede Estrado, 8. Anais... Lima, 2010. GATTI, B. A. Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica. Cadernos de pesquisa, v. 42, n. 145, p. 88-111, jan./abr., 2012.