Administração Estratégica
Plano de Desenvolvimento Institucional
Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica
Área
Administração Pública
Tema
Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos
Autores
Nome
1 - Marilia Matsumoto UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - FEAC
2 - Sheila Andrea Silva de Albuquerque UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
3 - Antonio Carlos da Silva Costa -
Reumo
Com a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, diante da necessidade de maior controle dos gastos públicos após a política de expansão do ensino técnico-tecnológico, os gestores foram desafiados a garantir a eficácia e a eficiência organizacional. No Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é recente a implantação de uma sistemática de planejamento estratégico analisando o ambiente interno e externo, tendo em vista que, somente em 2009, foi elaborado o primeiro PDI, e em 2013 foi elaborado o segundo, não havendo, anteriormente, documento equivalente.
A pesquisa busca responder: Como ocorreu a elaboração e implantação do PDI 2014-2018 no Ifal? Analisando, como objetivo geral, os elementos que o constituíram, considerando as obrigatoriedades, e, observando o cumprimento do documento até 2016, utilizando os Relatórios de Gestão. Especificamente, o processo de elaboração do PDI foi examinado, bem como a literatura relacionada explorada; o documento do Ifal foi analisado tendo por base o decreto que o regulamenta e registrou-se como se deu a implantação, indicando as metas atingidas e os objetivos cumpridos pela instituição.
Planejamento estratégico é um processo intencional de mudança em que uma organização, analisando o ambiente externo e sua situação interna, define sua missão e determina seus objetivos e metas, para alcançá-los num certo espaço de tempo (Borges & Araújo, 2001). Assim, a fundamentação teórica abordou os temas: planejamento estratégico, ambiente externo e ambiente interno, planejamento estratégico na rede federal de ensino, breve histórico do Instituto Federal de Alagoas e o plano de desenvolvimento institucional do Ifal.
Quanto à natureza, adotou-se uma pesquisa aplicada, voltada a interesses específicos e locais. No que tange aos objetivos da pesquisa, a abordagem foi exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico. Quanto aos procedimentos técnicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental e o estudo de caso, mais especificamente, do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifal. O instrumento de pesquisa a ser utilizado é a pesquisa documental em fontes primárias e secundárias. Estas serão acerca do estudo da arte sobre planejamento estratégico e plano de desenvolvimento institucional.
Da análise dos resultados, depreende-se que quanto à apresentação da missão, objetivos e metas, o plano apresenta-se de forma detalhada e clara, indicando os objetivos estratégicos a serem alcançados pelo Ifal, inclusive apontando os indicadores necessários para a medição dos mesmos. Com relação ao projeto pedagógico da instituição, identifica-se que engloba as políticas institucionais de ensino, pesquisa e inovação. Quanto à gestão financeira, cabe destacar a necessidade da implantação de uma sistemática de apuração dos custos dos programas e das unidades administrativas.
O resultado da análise aponta que, no geral, o PDI do Ifal segue as recomendações do decreto nº 9.235/2017. Quando avaliado pelo Ministério da Educação, o Eixo Desenvolvimento Institucional, que analisa a coerência entre as metas do PDI e as atividades desenvolvidas no Ifal. Pode-se indicar, ainda, como limitação, a ausência do orçamento participativo, que foi previsto no PDI porém os Relatório de Gestão de 2014 a 2016 não indicam que a elaboração do orçamento no Ifal seja um processo pelo qual a comunidade decida, de forma direta, sobre a aplicação de recursos financeiros.
Alday, H. E. C. (2000). O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. Revista da FAE, 3(2).
Borges, D. F., & de Araújo, M. A. D. (2001). Uma experiência de planejamento estratégico em universidade: o caso do centro de ciências sociais aplicadas da UFRN. Revista de Administração Pública, 35(4), 63-75.
Ministério da Educação. Políticas Públicas para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2004.
Hitt, M. A., Ireland, R. D., & Hoskisson, R. E. (2002). Administração estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.