Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS PARA GESTÃO DA QUALIDADE PROPOSTOS PELO PGQP E PELA NBR ISO 9001:2015
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Palavras Chave

Qualidade
Sistemas de Gestão da Qualidade
Certificação de Qualidade

Área

Operações

Tema

Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

Autores

Nome
1 - Josiane Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e Turismo
2 - Isabel Cristina Rosa Barros Rasia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Departamento de Administração
3 - Erica Pereira Martins Pagani
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPG Administração
4 - Katia Gislaine Baptista Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e Turismo
5 - Dary Pretto Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e Turismo

Reumo

Diante do ambiente altamente competitivo em que as empresas atuam, a busca pela qualidade tornou-se essencial para a permanência no mercado. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade se apresenta como um fator importante de melhoria da competitividade e permanência das empresas no mercado.
O problema de pesquisa buscou responder: quais as diferenças e similaridades existentes entre os sistemas de gestão da qualidade propostos pelo PGQP e pela NBR ISO 9001:20015? O estudo tem como objetivo geral comparar os critérios do PGQP e da norma NBR: ISO 9001:2015, buscando identificar semelhanças e diferenças entre eles e descrever as práticas de gestão utilizadas nos diferentes sistemas e quais as ferramentas utilizam nas suas abordagens.
As normas ISO voltadas para a gestão da qualidade propõem que as organizações desenvolvam um sistema o que tem como objetivo evitar ou minimizar as não conformidades em que os requisitos dos clientes não são atendidos. O PGQP utiliza o Modelo de Excelência em Gestão criada pela Fundação Nacional da Qualidade alicerçado sobre um conjunto de oito conceitos sobre a Excelência em Gestão (liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados) garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial.
Pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, em relação aos objetivos classifica-se como exploratória através de levantamento bibliográfico nas seguintes bases de dados: PGQP, NBR ISO 9001, livros e sites governamentais. O período de levantamento foi de setembro, a novembro de 2016, para uma possível comparação e/ou associação dos métodos de acordo com os aspectos: práticas de gestão de pessoas, ferramentas da qualidade, formas de interação com stakeholders e orientação para os processos produtivos.
O conceito de qualidade vem evoluindo historicamente, deixando de ser uma atividade de controle, conforme sua concepção original e passando a ser uma diretriz estratégica das empresas. Isso demonstra a importância de que as organizações adotem práticas, ferramentas e métodos de gestão da qualidade para atingir a excelência. Por ser a ISO uma certificação internacional é possível que organizações que trabalhem com exportação eventualmente possam dar maior preferência em adotá-la. O PGQP, por sua vez, não permite essa flexibilidade, tratando a empresa como uma unidade indissociável.
As diferenças entre as abordagens, embora existam, não são expressivas a ponto de dar direcionamentos distintos para as organizações. Conclui-se que a adoção do modelo proposto pelo PGQP ou do modelo pela norma NBR ISO 9001:2015 é uma decisão que cada organização deve ter levando em consideração o seu contexto próprio, em especial no que diz respeito à abrangência de reconhecimento da comprovação. Identificou-se que os modelos propostos pelo PGQP e pela norma NBR ISO 9001:2015 são consistentes no sentido de orientar as organizações na busca pela qualidade.
FNQ. Critérios: Compromisso com a Excelência. Avaliação e Diagnóstico da Gestão Organizacional. 7ª ed. São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, 2014. 88 p. PALADINI, Edson Pacheco. Avaliação Estratégica de Qualidade. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. 234 p. PGQP. Qualidade RS. PGQP. Porto Alegre, 2016. Disponível em: Acesso em: 28 Set. 2016.