Resumo

Título do Artigo

CONCENTRAÇÃO DO MERCADO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO EFEITO DAS FUSÕES E AQUISIÇÕES SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ensino superior.
Fusões e aquisições
Qualidade.

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Rafael Spolavori
CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS (UNIRITTER) - Zona Sul
2 - Marcelo Curth
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - São Leopoldo

Reumo

A concentração do ensino superior privado tem motivado pesquisadores a analisar a interiorização da oferta de vagas, evidenciando que a concentração da oferta de cursos tem diminuído em resposta às operações de fusões e aquisições ocorridas. o desempenho acadêmico no ensino superior brasileiro, o foco dos trabalhos está no sistema de avaliações, como Enade e CPC, sua forma de aplicação e resultados, geralmente envolvendo algum curso e ano específico, porém sem relacioná-los às aquisições que ocorreram no mercado, sendo uma lacuna considerável para pesquisas.
Como o desempenho acadêmico e medidas de qualidade dos cursos de graduação foram afetados pelo processo de concentração no setor de ensino superior? Os objetivos específicos do presente trabalho são: a) comparar e analisar as características das IES adquiridas e das IES não adquiridas; b) identificar os fatores que impactam a probabilidade de uma IES ser adquirida; c) identificar e avaliar o impacto das fusões e aquisições no desempenho acadêmico e na qualidade dos cursos analisados.
Fontes importantes ressaltam o período de análise escolhido devido ao número maior de fusões e aquisições entre as instituições privadas com fins lucrativos, segundo Hoper (2014), o portal da BM&F Bovespa e os relatórios do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Este período também apresenta uma maior disponibilidade de dados sobre o desempenho dos cursos, os quais passaram a ser divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de forma completa a partir de 2008.
O presente trabalho analisa os efeitos de fusões e aquisições no ensino superior privado brasileiro sobre a qualidade e desempenho acadêmico dos cursos superiores de Administração, Direito e Pedagogia. A metodologia se divide em duas etapas, primeiro realizou-se o PSM (propensity score matching) para obtenção do suporte comum e posteriormente estimação pelo método das diferenças em diferenças.
Os resultados indicam uma proporção maior de professores doutores nos cursos de administração e pedagogia e proporção maior de professores mestres no curso de administração. O Conceito Preliminar de Curso, média dos alunos concluintes na prova de formação geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e média dos alunos concluintes na prova de conhecimentos específicos do Enade não apresentaram efeito significativo com as aquisições. Considerando o Índice Geral de Cursos das Instituições de Ensino Superior adquiridas, também não demonstraram efeito significativo com as aquisições.
Os resultados indicam que a análise dos efeitos das fusões e aquisições ainda é incipiente e deve ser retomada com a divulgação de novos e atualizados indicadores de qualidade. Pode-se concluir em parte que as aquisições que ocorreram no ensino superior privado no Brasil não refletiram efeito na qualidade e desempenho acadêmico até a presente data, exceto por medidas de curto prazo, como contratações de doutores e mestres, ainda que fato isolado em um curso ou outro.
BOLSA DE MERCADO E FUTUROS E BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO – BM&F BOVESPA. Empresas Listadas. 2014. em: Acesso em: 27 jun. 2015. HOPER EDUCACIONAL, Consultoria. Análise setorial do ensino superior privado - 2014. Foz do Iguaçu, 2014. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da educação superior: 2013 – resumo técnico. Brasília, 2015.