Resumo

Título do Artigo

ANALYTICS EM MELHORIAS NO GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E NO CICLO DE GERENCIAMENTO DE PEDIDOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Processo
Melhoria
Cadeia de Suprimentos

Área

Operações

Tema

Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

Autores

Nome
1 - Agnaldo Keiti Higuchi
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - UFVJM
2 - Juliana Vieira Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - FACSAE

Reumo

Empresas enfrentam ambientes de negócios caracterizados por pressões competitivas para atender expectativas de clientes e para selecionar recursos escassos.Uma ferramenta importante para auxiliar na decisão organizacional de planejar e implementar processos de alta performance é a analytics. A otimização não é sua única aplicação, sendo utilizada ainda para dar suporte à solução de problemas, como a falta de integração e coordenação entre as funções e departamentos internos.Este ensaio teórico sugere que com o uso da analytics estes descompassos podem ser analisados, modelados e solucionados.
Pressupondo que o ciclo do gerenciamento do pedido nem sempre é bem explorado e conhecido, e que um fluxo de suprimentos enxuto adiciona valor, este ensaio teórico busca mostrar que, com o uso da analytics e suas técnicas de levantamento de interconexões, assim como de simulações e modelagem, pode-se eliminar as atividades que não adicionam valor à cadeia. Assim, os objetivos são apresentar como analytics pode otimizar a cadeia de suprimentos para um sistema de suprimento enxuto, e solucionar problemas relacionados à falta de conhecimento sobre o ciclo de gerenciamento de pedido.
Adotar a perspectiva de processo permite às organizações identificar todos os possíveis caminhos na qual a analytics pode ser usada para criar melhores resultados (DAVENPORT, 2007). Este instrumento fornece suporte cada vez mais valioso para a estratégia e o gerenciamento de performance das empresas, frequentemente inundadas com informação. A partir da analytics, é possível a melhoria constante da capacidade diferenciadora da empresa, ou rede de suprimentos, sendo o principal desdobramento deste processo de kaizen a obtenção de vantagem competitiva sustentável (DAVENPORT; HARRIS, 2007).
Ensaio Teórico – não há.
A analytics pode auxiliar no enxugamento de uma cadeia de suprimentos evidenciando interdependências críticas entre entradas, processos e resultados que não aparecem em análises de desempenho tradicionais, podendo citar o cálculo de probabilidades de comportamento e a simulação de cenários com o emprego de modelagem matemática e análise de regressão. A analytics permite o aprimoramento do Ciclo de Gerenciamento de pedidos ao gerar uma visão ampla do ciclo, o que tornaria visíveis lacunas entre processos departamentais que podem ser eliminadas com o uso de softwares ERP e data mining.
Existem muitas oportunidades para melhorias orientadas para a criação de vantagem competitiva sustentável nas organizações. As variáveis envolvidas podem gerar grande número de indicadores. Como aproveitar tantas informações em oportunidades como segmentação e seleção de clientes e variação de fluxos de trabalho? Percebe-se a necessidade de uma governança na cadeia para que as ações sejam realizadas coordenadamente. Uma questão que este ensaio coloca como sugestão para futuras pesquisas, está na aplicação da analytics: quem faria o papel de maestro na governança da realização das ações?
DAVENPORT, T. H. Managing business processes analytically. The Business Analytics Concours, 2007. DAVENPORT, T. H.; HARRIS, J. G. Competing on analytics: the new science of winning. Harvard Business School Publishing Corporation, 2007. KHAN, R. Business analytics and supply chain performance: an empirical perspective. International Journal of Operations & Production Management, v.02, n.03, p.43-56, 2013. KLATT, T.; SCHLAEFKE, M.; MOELLER, K. Integrating business analytics into strategic planning for better performance. Journal of Business Strategy, v.32, n.06, p.30-39, 2011.