Resumo

Título do Artigo

CANVAS ROADMAPPING: ENSAIO TEÓRICO DA IDEIA AO MODELO DE NEGÓCIO EM ABORDAGEM PROSPECTIVA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Canvas
Technology roadmapping
Estratégia

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Thais Assis de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA)
2 - Luiz Guilherme Rodrigues Antunes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Eduardo Lúcio Lasmar Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras(PPGESISA)
4 - Joel Yutaka Sugano
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
5 - Andre Luiz Zambalde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Ciência da Computação

Reumo

O cenário atual apresenta a relação do mercado com inovações impulsionando mudanças, propiciando relações, promovendo o compartilhamento de conhecimento e de informações. Neste panorama, os modelos de negócios absorvem as alterações de variadas formas e utilizam ferramentas para encarar o mercado estrategicamente. Dentre estas, duas tem características complementares que, utilizadas de maneira fundamentada e integrada, podem fornecer robustez à gestão considerando metas e prazos em uma visão estratégica de futuro. Estas ferramentas são o Business Model Canvas e o Technology roadmapping.
O presente artigo tem como questão de pesquisa: é possível trabalhar as características das ferramentas Canvas e TRM construindo uma ferramenta que tem como intuito aprimorar resultados de modelos de negócios frente ao caráter dinâmico do mercado? O objetivo central é avaliar as ferramentas Canvas e TRM construindo uma nova perspectiva expressa em uma estrutura holística e integrativa que agregue melhorias à estratégia empresarial, fornecendo robustez à gestão.
Considerando que sem uma linguagem comum compartilhada não é possível criar estratégias, Osterwalder e Pigneur (2011) propõem uma ferramenta composta por nove componentes que permite a descrição, o acesso e o compartilhamento de modelo de negócios: o Business Model Canvas. O technology roadmapping (TRM) trabalha uma visão de longo prazo fornecendo direcionamentos para metas específicas que favorecem o diálogo estratégico necessário. O processo de TRM resulta em uma representação visual – roadmap – que coordena a evolução de um estado atual para um estado futuro (PHAAL; MULLER, 2009).
De forma a desenvolver a temática, este trabalho desenvolve-se como um ensaio teórico. Para tanto, está estruturado com uma introdução, referencial teórico tratando de Business Model Canvas e Technology Roadmapping seguido da proposta de uma ferramenta que facilite a estruturação de um modelo de negócio que considere perspectivas futuras de maneira estratégica.
A estrutura proposta habilita aos gestores uma visualização fundamentada no que tange à mudanças e, consequentemente, capacita a incorporação destas nas estratégias de atuação no mercado. Os elementos do Canvas estão relacionados a cada nível de análise do TRM, promovendo a eficaz priorização de ações por estratificar e focar o conhecimento desenvolvido em planos delimitados, relacionando as áreas das empresas de maneira integrativa. Assim, é fundamental que os elementos do modelo de negócios sejam identificados e desenvolvidos considerando as relações de dependência ou interligações.
Como aspecto fundamental da estrutura Canvas roadmapping proposta, tem-se a dimensão temporal. A partir da integração, os elementos que compõe o negócio são compreendidos em sua estrutura de modelo em prazos especificados, as tendências são identificadas, lacunas são supridas, esforços são concentrados em desenvolver a manutenção no mercado, atendendo suas expectativas e enfrentando as mudanças necessárias de maneira pró ativa. Contribui-se, assim, para a literatura gerencial ao contemplar aspectos em complementariedade, fornecendo considerações acerca da atividade de estratégia.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro, RJ : Alta Books, 2011, 300p. PHAAL, R.; MULLER, G. An architectural framework for roadmapping: Towards visual strategy. Technological Forecasting & Social Change, v. 76, n. 1, p. 39-49, 2009. TORO-JARRÍN, M. A.; PONCE-JARAMILLO, I. E.; GÜEMES-CASTORENA, D. Methodology for the of building process integration of Business Model Canvas and Technological Roadmap. Technological Forecasting and Social Change, v. 110, p. 213-225, 2016.