Resumo

Título do Artigo

Gestão da Inovação em Indústria de Baixa Intensidade Tecnológica: O Caso da Móveis Alfa
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão da Inovação
Baixa Intensidade Tecnológica
Indústria de Móveis

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Thiago Rucker Schaeffer
-
2 - Dusan Schreiber
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA

Reumo

A inovação torna-se um diferencial cada vez mais importante para as firmas que objetivam alcançar vantagens competitivas e auferir lucros de monopólio. Contudo, apesar da inovação ser imprescindível, é necessário se gerir o processo de inovação internamente e para além dos seus limites, visto que cada empresa apresenta suas próprias características e peculiaridades. Assim, é possível observar padrões distintos em termos de rotinas e formas de organização da gestão da inovação.
Com isso, busca-se revelar como é caracterizada a gestão da inovação dentro de uma indústria de baixa intensidade e quais as dificuldades que ela enfrenta para aplicá-las nas suas rotinas, nos seus processos ou produtos. Assim, objetiva-se analisar como ocorre o processo de gestão da inovação na empresa Móveis Alfa, empresa essa que pertence ao setor de móveis, o qual se enquadra nos setores de baixa intensidade tecnológica.
A gestão da inovação pode ser conceituada como a capacidade organizacional de resolver conflitos de forma eficaz em um contexto repleto de desafios múltiplos e incertezas constantes (TIDD; BESSANT; PAVITT, 2008). Em relação aos setores de baixa intensidade tecnológica especificamente, de acordo com Reichert (2015), atualmente, apenas 13% das empresas são inovadoras no Brasil. A autora vai além e propõe que o desempenho inovador em empresas de baixa intensidade tecnológica pode ser verificado quando o padrão de inovação está orientado para o design ou para os negócios.
A empresa escolhida como objeto de estudo foi a Móveis Alfa, na qual foi analisado como ocorrem os seus processos de gestão da inovação. Visando atender o objetivo proposto, optou-se por realizar uma pesquisa de caráter exploratório, mais especificamente um estudo de caso.
Os resultados obtidos evidenciam que a empresa em análise desenvolve, principalmente, inovações de maketing em design, as quais são puxadas pela demanda e de caráter incremental. Além disso, a Móveis Alfa não possui uma estrutura formal nem mesmo rotinas claramente institucionalizadas no que concerne aos seus processos de gestão da inovação. Sendo assim, a Móveis Alfa busca diferenciar-se dos demais concorrentes através do desenvolvimento de produtos diferenciados que atraem novos consumidores, caracterizando-se então como um padrão inovativo voltado especialmente para o design.
Dessa forma, o desempenho inovador decorre ou da orientação para o design ou, então, para negócios, sendo o primeiro observado na empresa objeto de estudo. Por fim, o modelo de gestão da inovação observado na empresa encontra-se alinhado com as preposições teóricas sobre as indústrias de baixa intensidade tecnológica.
REICHERT, F. M. The Nature of Innovation in Low-Tech Firms. 2015. 144 f. Tese (Doutorado em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015. SCHUMPETER, J. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982. Originalmente publicado em 1911. TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.