Resumo

Título do Artigo

EFEITO ANCORAGEM NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS EM CONTADORES E GESTORES: UM ESTUDO EXPERIMENTAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

efeito ancoragem
tomada de decisões
finanças comportamentais

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Propriedade e Reestruturações

Autores

Nome
1 - Daniel Fonseca Costa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Formiga
2 - Francisval de Melo Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Bruno César de Melo Moreira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Formiga
4 - Washington Santos Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Formiga

Reumo

O efeito ancoragem é um viés importante para ser pesquisado, por influenciar os processos de decisões gerenciais e financeiras uma vez que há uma tendência dos indivíduos fazerem estimativas insuficientes baseadas em um valor inicial. Assim, é preciso compreender que o efeito ancoragem pode prejudicar os negócios, uma vez que a decisão pode ter sido ancorada em valores ou informações insuficientes e subjetivas, o que pode provocar estimativas equivocadas de variáveis importantes como o lucro.
O Efeito Ancoragem, apresentado pelos gestores e contadores em processos de tomada de decisões gerenciais, sofre modificações frente a complexidade e o tipo de informações econômico-financeiras apresentadas? O objetivo do estudo é analisar, por meio de um experimento, se o tipo (positiva ou negativa) e o nível (simples ou complexa) de informações econômico-financeiras influenciam o efeito ancoragem apresentado por contadores e gestores em um processo de tomada de decisões empresariais.
O efeito de ancoragem foi introduzido por Tversky and Kahneman (1974) em um trabalho que relata o julgamento sob condições de incerteza. Os autores sustentam que as pessoas fazem estimativas a partir de um valor inicial, que é ajustado para produzir uma resposta final, e que esses ajustes são insuficientes, pois são enviesados em direção aos valores iniciais. Esse fenômeno é denominado por ancoragem, uma vez que diferentes pontos de partida produzem estimativas diferentes, provocando, assim, uma tendência para os valores iniciais (Tversky & Kahneman, 1974).
Trata-se de uma pesquisa experimental com dois fatores (tipo e nível de informação) aplicada à uma amostra 86 Contadores, de 68 Gestores de Empresas e de 118 pessoas com atividades diversas, que formaram o grupo controle. O experimento proposto expos os sujeitos da pesquisa frente à situações nas quais eles tiveram que tomar a decisão gerencial de abrir ou não uma filial de uma empresa comercial. Para isso, foi disponibilizadas informações de natureza econômico-financeiras da matriz referentes a três anos, as quais, foram utilizadas para mensurar o efeito ancoragem.
Os resultados da Análise de Variância (valor-p = 0,0148) e do Teste de Permutação Aproximado (valor-p = 0.0325) trouxeram evidências de que o tipo de informação (positiva e negativa) pode influenciar a média do Índice de Ancoragem Baixa Geral, não trazendo nenhuma evidência significativa de que o Índice de Ancoragem Alta Geral pode ser influenciado pelo tipo de informação. Esse fato sugere que que as informações econômico-financeira positivas aumentam a ancoragem e as negativam diminuem a ancoragem para as projeções mínimas.
Conclui-se que os indivíduos pesquisados tendem à ancora e que o tipo de informação influencia a ancoragem nas projeções mínimas em relação às ancoras baixas e não influencia a ancoragem nas projeções máximas em relação às ancoras altas. Além disso, conclui-se, que não há evidências significativas de que o nível de informações influenciam o excesso de confiança dos contadores e gestores na tomada de decisões gerenciais.
Caputo, A. (2014). Relevant information, personality traits and anchoring effect. International Journal of Management and Decision Making, 13(1), 62-76. Epley, N., & Gilovich, T. (2001). Putting adjustment sack in the anchoring and adjustment heuristic: Differential processing of self-generated and experimenter-provided anchors. Psychological science, 12(5), 391-396. Epley, N., & Gilovich, T. (2006). The anchoring-and-adjustment heuristic : Why the adjustments are insufficient. Psychological science, 17(4), 311-318. Tversky, A., & Kahneman, D. (1974). Judgment under Uncertainty: Heuristics an