Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NAS PRÁTICAS DE UMA EQUIPE DE COMPETIÇÃO DE ENGENHARIA.
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Palavras Chave

Aprendizagem
Competências
Prática

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Antonio Genilton Sant´Anna
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - Instituto de Ciência e Tecnologia
2 - Ângela França Versiani
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós graduação em Administração

Reumo

Com base na abordagem da prática social e nos estudos sobre desenvolvimento de competências, considerou-se uma equipe de competição de engenharia (ECE) como um lócus privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais em suas práticas. Examinou-se como esse processo entrelaça o ‘saber’ ao ‘fazer’, dirimindo a dicotomia entre os dois conceitos, e como essa comunidade de prática (CoP) complementa a formação acadêmica dos estudantes que delas participam.
Este estudo buscou desvendar os processos de aprendizagem individual que ocorrem em uma CoP por meio da participação de seus integrantes, cujos efeitos resultam na formação de suas competências. Especificamente buscou-se identificar quais competências gerenciais são desenvolvidas nas práticas da equipe e verificar se as mesmas contribuem efetivamente para a formação profissional de seus membros. Para tanto, indaga-se nesta pesquisa: como a aprendizagem situada que ocorre nas práticas de uma ECE desenvolve competências gerenciais nos membros dessa CoP?
A aprendizagem, sob a perspectiva da prática, está vinculada às ações envolvidas no entrelaçamento entre o ‘saber’ e o ‘fazer’. A compreensão dessa aprendizagem e seus efeitos no desenvolvimento de competências gerenciais em uma comunidade de prática contribuem para dirimir a dicotomia epistemológica que os separa. A competência desenvolvida na prática promove o entrelaçamento do ‘saber’ ao ‘fazer’, de modo que as atitudes são parte do comportamento observável dos indivíduos, os conhecimentos estão intrinsecamente relacionados ao saber e as habilidades ao fazer.
Para elucidar o problema de pesquisa foi realizada uma pesquisa qualitativa entre janeiro de 2015 a março de 2017. Esse tipo de investigação representa bem a concepção da epistemologia pragmática utilizada na composição deste estudo, bem como o referencial teórico adotado. Optou-se por um estudo de caso narrativo para contar a história da aprendizagem nas práticas de uma ECE. O foco em uma única equipe é apropriado, pois um bom estudo utilizando a abordagem da prática requer orientação observacional vivenciada e a adoção de métodos que permitam uma apreciação da prática como ela acontece.
A análise foi realizada com o auxílio do software MAXQDA. Valendo-se da análise de conteúdo, calcada em observação participante, sintetizada em diários de campo; em fotografias e; em entrevistas individuais em profundidade, semiestruturadas, gravadas e transcritas, buscou-se compreender e interpretar cada unidade decomposta da mensagem original. Assim, cada unidade de análise pôde ser constituída tanto de palavras e temas quanto de objetos, indivíduos ou acontecimentos. Estabeleceram-se, então, as categorias, e identificaram-se indutivamente as competências gerenciais desenvolvidas.
Dentre os principais achados deste estudo estão aqueles que demonstram como a aprendizagem, que ocorre nas práticas de uma CoP, desenvolvem competências gerenciais nos estudantes, contribuindo efetivamente para a formação acadêmica daqueles que dela participam. Os resultados revelam ainda que, no processo de desenvolvimento de competências gerenciais nas práticas sociais da equipe, ocorre o entrelaçamento do ‘saber’ ao ‘fazer’, contribuindo efetivamente para o preenchimento da lacuna teórica existente entre os dois conceitos.
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