Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
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Palavras Chave

Educação Corporativa,
Gestão por Competências,
Treinamento e Desenvolvimento

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Gustavo Sousa Toledo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Santa Mônica
2 - Carlos Roberto Domingues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a produção acadêmica sobre o tema “Educação Corporativa” nos últimos 20 anos. O procedimento metodológico utilizado foi a Pesquisa Bibliométrica. Foram pesquisados Portal Spell, Periódicos Capes e periódicos BAR, a RAC, a e a RAC Eletrônica. Este estudo indica que existe um novo movimento da área dos Recursos Humanos dentro das organizações em direção à Estratégia Organizacional. Porém, ao mesmo tempo observa-se a quantidade limitada de estudos concretos em relação ao tema.
Quais pesquisas foram desenvolvidas sobre o tema Educação Corporativa, especificamente das universidades corporativas? Esta pesquisa tem por finalidade mapear, com auxilio do procedimento metodológico, o que se pesquisou a respeito do tema Educação Corporativa - Universidades corporativas.
O contexto organizacional clamava por novas práticas de T&D. Começou-se a dar importância e a estimular os treinamentos gerenciais, o autogerenciamento da carreira e a autonomia. O gestor passou de agente passivo que apenas acatava instruções, para agente ativo que toma decisões confiantes, inovadoras, mais ágeis e eficazes. Para Eboli (2004), a educação corporativa vem para promover uma qualificação profissional que dê capacidade ao indivíduo de “entender, interpretar, interagir e compartilhar”, estimulando a inovação, a criatividade, o empreendedorismo e o desenvolvimento de lideranças.
O estudo bibliométrico deixa de lado os julgamentos de valor para se dispor de um banco de dados que nos informa sobre o número de autores, trabalhos, países, revistas, periódicos, temas, linhas de pesquisa, entre outros (PRICE, 1976 apud MARCELO E HAYASHI, 2013).Especificamente para os estudos bibliométricos, devemos atender às leis que foram desenvolvidas para a condução sistêmica deste modelo de estudo (MORETTI e CAMPANARIO, 2009). São elas as leis de Bradford, Zipf e Lotka.
Portanto, a partir da análise em conjunto de todos os dados levantados, pode-se afirmar que a pesquisa vai de encontro com que os principais autores do tema Educação Corporativa e Gestão de Pessoas têm afirmado em suas obras contemporâneas. As áreas de Recursos Humanos dentro das organizações vêm deixando de ser meras coadjuvantes e desfrutadora de recursos financeiros, para finalmente terem seus valores estratégicos reconhecidos e assim serem trabalhadas como tais.
Destaca-se a quantidade limitada de conteúdo e autores, o qual não possui uma sequência de estudos e limita uma análise mais profunda da evolução do tema no país, seja acadêmico ou nas organizações. Portanto, este artigo permitiu estudar a evolução dos estudos sobre Educação Corporativa no país, assim como sua tendência e seu relacionamento com outros campos do conhecimento, principalmente com a Estratégica Organizacional. Logo os dados aqui apresentados podem instrumentalizar e sugerir novas pesquisas futuras.
EBOLI, Marisa P. Universidade Corporativa: Ameaça ou oportunidade para as escolas tradicionais da administração? Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 56-64, out/dez, 1999. EBOLI, Marisa. O Desenvolvimento das Pessoas e a Educação Corporativa. In FLEURY, M. T. (org.) As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. EBOLI, Marisa. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Gente, 2004. EBOLI, Marisa; JUNIOR, Flávio H.; CASSIMIRO, Wagner T. Educação Corporativa: Governança, Dinâmica e Estrutura das Universidades Corporativas no Brasil. João Pessoa: Engp