Resumo

Título do Artigo

A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
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Palavras Chave

Competências
Graduação
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Marcos Filipe da Silva
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Barreiro
2 - Maria Luiza Fátima Costa de Proença Doyle
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Departamento de Administração

Reumo

As diversas mudanças nas organizações e na educação superior demandam atualização constante nos currículos pedagógicos por parte das Instituições de Ensino. Esta prerrogativa se torna fundamental na formação de profissionais aptos a atender a demanda de empresas cada vez mais dinâmicas. Neste contexto, este estudo propõe trazer esclarecimentos acerca do conceito de competências e sua introdução nos currículos universitários, atendendo aos parâmetros legais estabelecidos pelo Ministério da Educação para o curso de graduação em Administração, em uma Instituição de Ensino.
O mercado mundial é cada vez mais competitivo, e requer do atual Administrador a incorporação de competências. Tal necessidade é essencial para a entrega de resultados mais consistentes e melhora da produtividade das organizações. Neste contexto, busca-se comparar o avanço da introdução das competências no Ensino Superior de Administração em uma Instituição, a partir do estudo de Nunes (2007) com a seguinte questão: Houve avanço na estruturação e inserção da noção de competências no projeto pedagógico do curso de graduação de Administração, no período compreendido entre 2007 e 2017?
A partir da ampliação do mercado de Administração no Brasil, foram estabelecidas diretrizes curriculares pelo Ministério da Educação, que normatizam as competências esperadas nos currículos de Administração. As competências podem ser caracterizadas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de um indivíduo. Tais características possuem papel decisivo na formação do Administrador, que atua como agente de mudança e transformação das empresas, que possibilita o alcance de novos rumos, estabelece processos, concretiza objetivos, desenvolve estratégias.
Este estudo utilizou-se de uma abordagem qualitativa e do tipo exploratória, a qual permitiu analisar o objeto de estudo e suas variáveis envolvidas, no curso de Graduação em Administração. A técnica escolhida foi o estudo de caso e analisadas 4 unidades empíricas da Instituição de Ensino Superior. Utilizaram-se dados secundários obtidos no estudo de Nunes (2007) e seu questionário, adaptado para a coleta de dados primários nas entrevistas. Os atuais resultados foram sintetizados e utilizados para identificar e comparar os avanços ocorridos no período de 2007 a 2017.
Os resultados apontam para um crescimento da importância da noção de competências, fato observado no aprimoramento do currículo e projeto pedagógico da Instituição. Os mesmos foram construídos com a participação de Coordenadores e professores, possuem como princípio a característica Humanística e reitera que a Instituição prima pelo equilíbrio entre teoria e prática em sala de aula. A Instituição possui processo de seleção de docentes por competências, infraestrutura completa e diversas atividades extracurriculares que contribuem para a formação de competências nos alunos.
Os resultados demonstram avanço do norteamento por competências na formação do Administrador quanto ao projeto pedagógico e estrutura das disciplinas, quanto as atividades de pesquisa/extensão e extracurriculares, e sob a infraestrutura e capacitação do corpo docente. Destacou-se que o interesse e capacidades do aluno são fatores importantes e consequentemente, dificultadores para estabelecer um padrão de competências. O estudo também apontou a necessidade de se aprofundar uma ideia mais ampla sobre a noção de competências e indicadores para seu acompanhamento.
BRASIL. Conselho nacional de educação. Resolução nº4, 13 de julho de 2005. Disponível em: Acesso em:19 jun 2016. FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Edição especial 2001, p.184, 2001. NUNES, Simone Costa. A inserção de competências em cursos de graduação em Administração. 2007. 435 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Econômicas –Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.