Resumo

Título do Artigo

Identificação de Tendências sobre Avaliação de Desempenho Profissional
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Recursos Humanos
Avaliação de Desempenho Profissional
Tendências em Avaliação de Desempenho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas

Autores

Nome
1 - MARCELLA PRADO PIERRO
-
2 - RENATA AMARAL UNO MUNIZ
-
3 - Luciana Campos Lima
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo

Reumo

A temática deste artigo, processo de avaliação de desempenho profissional, faz parte do campo de estudos da Gestão Estratégica de Recursos Humanos (GRH) e parece ser desenvolvido com base em polêmicas e incertezas, tanto no meio acadêmico quanto o comercial, destinado a público da área de GRH. Parece dividir as opiniões de forma polarizada, há os que o defende como única maneira de reconhecer e valorizar os profissionais por seus méritos e os que consideram um “mal organizacional” e que, portanto, deveria ser extinto.
Questiona-se qual seria o entendimento dos profissionais que atuam no Brasil sobre tendências em avaliação de desempenho? E na perspectiva dos especialistas no assunto, quais seriam suas considerações? O objetivo geral deste estudo foi: identificar a(s) tendência(s) sobre avaliação de desempenho profissional a partir do cotejo entre a produção acadêmica, a percepção dos profissionais e dos especialistas. A relevância deste estudo reside na possibilidade de as empresas utilizarem os resultados na reflexão da prática atual e futura sobre o referido processo.
As empresas que estão reformulando seus processos de avaliação de desempenho visam: (i) coletar dados mais objetivos referentes ao desempenho dos profissionais por meio de sistemas automatizados que permitem análises em tempo real; (ii) diminuir o uso de dados de desempenho como informação única ou crucial para tomadas de decisão no que diz respeito à remuneração e (iii) mudar a forma de fornecer feedback, direcionando as conversas para ações futuras com foco em desenvolvimento, sendo que devem ocorrer com maior frequência e não somente uma vez ao ano (Ewenstein et al., 2016).
realizou-se uma triangulação de fontes, contando com: (i) análise bibliométrica; (ii) identificação da opinião de profissionais de recursos humanos por meio da aplicação de uma survey; e (iii) levantamento da opinião de especialistas na temática. A análise bibliométrica foi realizada em 93 revistas A1, A2, B1 e B2 (Qualis) da área de avaliação Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; a survey contou com amostra de 54 respondentes e foram entrevistados 4 especialistas pós graduados e com mais de 13 anos de atuação como consultor de gestão de desempenho e remuneração.
Identificou-se como principais tendências: foco da avaliação no desenvolvimento e encarreiramento dos profissionais, feedbacks mais frequentes voltados para ações futuras, liderança como principal patrocinador do desempenho, simplificação das etapas e ferramentas e, uso de escalas qualitativas/conceituais para avaliação profissional não relacionadas a metas, com eliminação de escalas.
Entende-se que os achados são preliminares, uma vez que, apesar de existir um movimento de migração para processos de avaliação mais ágeis e contínuos por parte de grandes empresas, há uma forte limitação de produção acadêmica que suporte e direcione tais mudanças, principalmente quando analisamos o cenário brasileiro. Apesar do processo de avaliação de desempenho ser um tema estratégico em GRH, ainda não existem referências bibliográficas que tratem das novas abordagens no contexto brasileiro, o que limita a verificação da aplicabilidade das tendências em empresas que operam no Brasil.
Buckingham, M., & Goodall, A. (2015). Reinventing Performance Management. Harvard Business Review. Retrieved Febuary 11, 2017 from https://hbr.org/2015/04/reinventing-performance-management / Cappelli, P., & Tavis, A. (2016, October). The Performance Management Revolution. Harvard Business Review. Retrieved Febuary 17, 2017 from https://hbr.org/2016/10/the-performance-management-revolution / Rock, D., Davis, J., & Jones, B. (2014). Kill your performance ratings. Retrieved April 29, 2017 from httpv://www.strategy-business.com/article/00275