Resumo

Título do Artigo

CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA ÚLTIMA DÉCADA NA WEB OF SCIENCE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Conflito trabalho-família
Bibliometria
Web of Science

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Nágila Giovanna Silva Vilela
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM-UFPR
2 - Mariane Lemos Lourenço
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM-UFPR
3 - Lara Kessia Martins Avila
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM - UFPR
4 - Flavia Obara Kai
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM

Reumo

Nos últimos anos, mudanças nos âmbitos econômicos, sociais e culturais impactaram a vida profissional dos indivíduos (TAŞDELEN-KARÇKAY; BAKALIM, 2017), resultando em exaustão emocional, problemas de saúde, estresse e depressão (ZHANG; PUNNETT; NANNINI, 2016; MANSOUR; TREMBLAY, 2016). Por outro lado, pesquisas têm evidenciado a importância da família, da qualidade do sono e de atividades de lazer (BARNES et al., 2016). Nesse contexto, o conflito trabalho-família, modelo proposto por Greenhaus e Beutell (1985), ocorre devido à incompatibilidade de exigências que cada uma dessas esferas impõe.
O problema de pesquisa proposto nesse artigo é: qual o panorama das publicações relacionadas ao conflito trabalho-família disponíveis na base de dados da Web of Science no período de 2007 a 2016?. O objetivo geral, portanto, consiste em demonstrar o panorama das publicações relacionadas ao ‘conflito trabalho-família’ disponíveis na base de dados da Web of Science no período de 2007 a 2016.
Greenhaus e Beutell (1985) apontam que quando os papéis familiares e profissionais geram incompatibilidade entre as demandas, surgem os conflitos. O conflito trabalho-família possui três principais dimensões, isto é, três principais fontes geradoras de conflito: tempo, tensão e comportamento (GREENHAUS; BEUTELL, 1985). Além disso, o conflito é bidirecional, ou seja, as responsabilidades do trabalho podem afetar nas obrigações familiares e a incapacidade de cumprir com as atividades da família também podem prejudicar as tarefas do trabalho (OLIVEIRA; CAVAZOTTE; PACIELLO, 2013).
Essa pesquisa tem caráter quantitativo (MASCARENHAS, 2012) e descritivo (BARROS; LEHFELD, 2007) e a estratégia de pesquisa utilizada é a bibliometria (SILVA; HAYASHI; HAYASHI, 2011). As publicações foram coletadas na base de dados Web of Science. A palavra-chave buscada foi “work-family conflict”, aplicada a “tópico”, no período entre 2007 e 2016. Nessa busca foram encontrados 1490 resultados. Os hot topics foram evidenciados a partir da enumeração de 40 tópicos, que posteriormente foram avaliados por meio das definições de índice h-b e m de Hirsh (2005) e Banks (2006), respectivamente.
O número de artigos foi crescente durante o período analisado, o que revela que o assunto tem ganhado destaque e provocado o interesse dos pesquisadores. As principais áreas a que as publicações foram relacionadas incluem Psicologia e Economia de negócios. Esses foram publicados em fontes como o Journal of Vocational Behavior e o Journal of Occupational Health Psychology. Os autores expoentes da área incluem Stephanie Mazerolle e Osman Karatepe. O inglês foi o idioma predominante. Por último, 15 tópicos foram considerados hot topics e sete tópicos foram destacados como possíveis hot topics.
Os resultados da pesquisa contribuem para a construção do conhecimento científico acerca do tema, bem como contribui para os pesquisadores interessados na área. No entanto, esse trabalho não esgota as possibilidades de apresentação de um panorama a respeito do ‘conflito trabalho-família’. Sugere-se que estudos posteriores ampliem a técnica de coleta de dados, por exemplo, ao incluir bases de dados nacionais, investigar como os trabalhos estão sendo estruturados quanto à metodologia e identificar as redes de autores que têm publicado sobre a temática conflito trabalho-família.
BANKS, M. G. An extension of the Hirsch index: Indexing scientific topics and compounds. 2006. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017. GREENHAUS, J. H., BEUTELL, N. J. Sources of conflict between work and family roles. Academy of Management Review, v. 10, n. 1, p. 76-88, 1985. TAŞDELEN-KARÇKAY, A.; BAKALIM, O. The mediating effect of work–life balance on the relationship between work–family conflict and life satisfaction. Australian Journal of Career Development, v. 26, n. 1, p. 3-13, 2017.