Resumo

Título do Artigo

ECO-INOVAÇÕES DE PRODUTO E PROCESSO NA FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS HOMEOPÁTICOS.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Agroindústria
Aquicultura
Inovações Sustentáveis

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Renata Barbieri
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - FCAV Unesp
2 - David Ferreira Lopes Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias

Reumo

Na sociedade contemporânea nota-se a institucionalização dos valores ligados ao desenvolvimento sustentável e ao respeito às políticas ambientais e em direção a estas demandas “surgem novos modelos organizacionais, vistos como os mais adequados para o novo ciclo que se inicia, como é o caso das organizações inovadoras sustentáveis” (BARBIERI et al., 2010, p. 4). Diante do exposto, ressalta-se a importância da pesquisa científica na investigação de práticas inovadoras e sustentáveis no ambiente organizacional.
Este relato apresenta um estudo de caso realizado em uma fábrica localizada na cidade de Presidente Prudente – SP, pioneira nas américas na fabricação de medicamentos veterinários homeopáticos para serem utilizados na aquicultura, pecuária e linha pet. O relato aborda duas inovações sustentáveis. O primeiro caso relata uma eco-inovação de processo na gestão da captação e reuso da água. O segundo caso reporta uma eco-inovação de produto, tendo como caso específico o primeiro medicamento veterinário homeopático para ser utilizado na aquicultura denominado Fator Endecto Aquicultura®.
No primeiro caso pesquisado foi observado que o uso excessivo de medicamentos na produção aquícola pode ocasionar acúmulos de resíduos tóxicos na carne do animal, causando danos à saúde humana, bem como às atividades econômicas da empresa. No segundo caso pesquisado foi observado que nas atividades industriais farmacêuticas de uso veterinário, a água é um dos principais recursos utilizados para a fabricação de medicamentos, assim a correta utilização e gestão dos recursos hídricos são necessárias para que não sejam agravadas a escassez e/ou esgotamento de tal recurso.
No primeiro caso pesquisado a empresa desenvolveu uma inovação radical, criando o primeiro medicamento homeopático denominado Fator Endecto Aquicultura®. O tratamento homeopático tem como principal vantagem e benefício o fato de não deixar resíduos tóxicos na carne do animal. No segundo caso pesquisado a empresa instalou um sistema de reuso da água potável, resultante do processo de destilação, empregando em seus processos produtivos tecnologias sustentáveis, com o propósito de minimizar os impactos no meio ambiente e o uso inadequado, ou indiscriminado da água.
O medicamento desenvolvido para a produção aquícola surge como uma solução eficiente na produção de alimentos orgânicos, pois não deixa resíduos químicos na carne, vindo de encontro ao padrão de qualidade exigido nos mercados exportadores. Quanto ao desenvolvimento de eco-inovações de processos, observou-se que o sistema de reuso de água gerou redução de custos de produção, bem como trouxe benefícios ambientais, assim denota-se que até mesmo as soluções simples e que não requerem grandes investimentos podem gerar benefícios ambientais e contribuir para o crescimento econômico da empresa.
Através das análises realizadas, observou-se que mesmo nos mercados mais competitivos, como a indústria farmacêutica, a inovação propicia novos entrantes, até mesmo em mercados dominados por poucas empresas. Segundo Tidd e Bessant (2005) as inovações que proporcionam diferenciação na oferta de produtos e serviços associadas as necessidades de consumo são fundamentais para obtenção de êxito em empresas de qualquer porte. As inovações realizadas mostraram-se como alternativas econômica e sustentável e vem de encontro com as necessidades e demandas do mercado.