Resumo

Título do Artigo

PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E MUDANÇA ESTRATÉGICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
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Palavras Chave

Adaptação
Mudança
IES

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Ana Paula da Silva Farias
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
2 - Bartira Pereira Amorim
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Administração
3 - MARIA JOSÉ DA SILVA FEITOSA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
4 - Afrânio Galdino de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Reumo

Uma gestão voltada para adaptação e mudança estratégica é inevitável para organizações que estão alocadas em um ambiente concorrencial global, no qual se encontram consumidores mais informados, com necessidades diversificadas e mutantes, que demandam produtos ou serviços com ciclo de vida cada vez menor. Uma oportunidade para investigar os processos de adaptação e mudança estratégica está na Faculdade de Integração do Sertão (FIS), instituição localizada em Serra Talhada – PE. Tal investigação foi conduzida sob a luz do Modelo do Equilíbrio Pontuado de Tushman e Romanelli (1985).
O presente estudo tem o seguinte problema de pesquisa: como ocorreram os processos de adaptação e mudança estratégica na Faculdade de Integração do Sertão (FIS)? No intuito de responder esse questionamento, essa pesquisa tem como objetivo compreender os processos de adaptação e mudança estratégica que ocorreram, no período de 2000 a 2014, na referida instituição.
Adaptação Estratégica pode ser entendida como a capacidade de uma organização ser flexível em situações impostas por contingências ambientais. A medida que tais adaptações se fazem necessárias, naturalmente as mudanças ocorrerão. Na perspectiva dos estudos relacionados a adaptação e a mudança estratégica Tushman e Romanelli (1985) propuseram Modelo do Equilíbrio Pontuado, o qual segundo Rosseto, Rosseto e Carvalho (2009) tem a finalidade de descrever a mudança organizacional ao longo do tempo e caracteriza-la como incrementais ou gradativas e revolucionárias ou radicais.
Quanto aos objetivos, o presente estudo pode ser caracterizado como descritivo. Em relação à abordagem, trata-se de um estudo qualitativo. No que tange aos meios, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para a revisão de literatura, bem como para a definição do modelo teórico de Tushman e Romanelli (1985). Para coleta dos dados, fez-se uso de entrevista semipadronizada, gravada e transcrita para ser realizada a análise de conteúdo. Além das entrevistas, foi utilizada a análise de documentos através da página web da FIS e do Ministério da Educação.
Os eventos críticos que representam as mudanças ocorridas na FIS são: criação da instituição entre os anos de 2000 e 2004; credenciamento da instituição e vestibular de 2006 a 2008 e mudança de gestão e inauguração de nova sede de 2009 a 2010. Tais períodos são considerados de divergência ou descontinuidade, no qual ocorreram mudanças revolucionárias. No terceiro momento ocorreu a implantação de novos cursos e oferta de serviços à sociedade, de 2011 a 2014, considerado um período de convergência ou continuidade organizacional, caracterizado por mudanças incrementais e de adaptação.
O que se observa analisando pontualmente a trajetória da instituição é que apesar das mudanças ocorridas no início da história da FIS terem sido impulsionadas por questões de ordem legal e burocráticas, os gestores não se prenderam apenas a tais fatores para continuar trabalhando para o desenvolvimento da Instituição. A gestão procura planejar com base na análise de fatos passados para não repetir os erros no presente.
ROSSETO, C. R.; ROSSETO, A. M. CARVALHO, C. E. Study of strategic changes in companies of the construction sector: an aplication of the Tushman and Romanelli model. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, v. 8, n. 2, p. 161-182, jul./dez. 2009.