Resumo

Título do Artigo

FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE NUTRIÇÃO: Comparando percepções de docentes e discentes na Universidade Federal de Juiz de Fora
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Competência profissionais
Diretrizes Curriculares Nacional
Nutrição

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Thiago de Souza Melo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG) - Juiz de Fora
2 - Talita Ribeiro da Luz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - UFMG
3 - Leandro Eduardo Vieira Barros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Compreender as competências para a formação de futuros profissionais pode auxiliar no entendimento dos seus desdobramentos pelos domínios da educação e de como ela vem contribuindo para o desenvolvimento profissional nesse novo mercado tão competitivo tornou-se uma realidade. Assim, a pesquisa buscou mostra que os alunos formandos devem desenvolver competências e habilidades que são apresentadas como os objetivos específicos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).
O problema desta pesquisa foi: qual a contribuição do curso de nutrição para a formação e para o desenvolvimento das competências profissionais dos alunos do curso de nutrição? O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar as percepções de discentes e docentes da universidade Federal de Juiz de Fora a respeito das contribuições do curso de graduação em nutrição na formação e no desenvolvimento das competências profissionais dos futuros nutricionistas.
Para tanto, o referencial teórico abordou o tema competências profissionais. Foram utilizadas as contribuições de Le Boterf (1994), Dutra, Hipólito e Silva (2000), Fleury e Fleury (2001), Bitencourt e Barbosa (2002), Brandão (2006), McClelland e Dailey (1972), Stroobants (1997), Steffen (1999) e Paiva (2001).
A pesquisa caracteriza como de campo, descritiva e quantitativa, tendo como instrumento questionários para a coleta de dados. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, cujo objetivo foi aprofundar e conhecer as percepções dos professores e alunos, os quais foram selecionados seguindo critérios de acessibilidade e intencionalidade. Os dados primários foram obtidos a partir da aplicação de questionários e os dados secundários foram obtidos através de coleta documental e registros existentes na Instituição.
Os resultados mostraram que as expectativas dos alunos e professores quanto à formação de competências profissionais são bastante elevadas. Para os professores, foram mais significativas as seguintes competências: saber agir; saber comunicar; saber aprender; saber desenvolver-se; saber assumir responsabilidade e ter visão estratégica, demonstrando uma preocupação dos docentes com relação a tais competências. Observou-se que os alunos acreditam que tais competências merecem uma importância maior do que acontece de fato, essa diferença também foi observada entre os professores.
Os resultados desta pesquisa mostraram que, na avaliação de alunos e professores, tanto as competências previstas nas DCN, quanto as competências previstas no modelo de Fleury e Fleury (2001) são importantes para o desenvolvimento profissional e também apresentam avaliação elevada na perspectiva de discentes e docentes.
FLEURY, A. e FLEURY, M. T. L. Estratégias Empresariais e Formação de Competências. Editora Atlas, São Paulo, 2001. PAIVA, Kely César Martins de. Gestão de competências e a profissão docente um estudo de caso em universidades no Estado de Minas Gerais. 2007. 278f. Tese (Doutorado em Administração) – CEPEAD, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2007. RAMOS, Marise. Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001