Resumo

Título do Artigo

FATORES ANTECEDENTES DA TOMADA DE DECISÃO NA CRIAÇÃO DE STARTUPS NA PERSPECTIVA DE JOVENS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

experiência empreendedora
incerteza ambiental
tomada de decisão na criação de startups

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Isabella de Souza
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Osasco
2 - Luis Hernan Contreras Pinochet
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Departamento de Administração
3 - Evandro Luiz Lopes
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Ricardo Luiz Pereira Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - EPPEN / Campus Osasco

Reumo

Mesmo que o crescimento da taxa de empreendedorismo tem sido constante há pelo menos 3 anos, atingindo um total de 34,5% da população entre 18 e 35 anos de idade, as startups ainda encontram dificuldades para se estabelecerem no país e no mundo. Conforme dados divulgados pelo Sebrae (2013), a taxa de mortalidade das empresas brasileiras é de 58% no caso de empresas com até 5 anos de existência. Este estudo busca construir um modelo teórico por meio da identificação dos relacionamentos entre as dimensões experiência empreendedora, incerteza ambiental e tomada de decisão para startups.
Dada a problemática imposta pelo atual cenário econômico nacional, no qual novas ideias e, de certo, a implementação de novos formatos de negócios são necessários, o objetivo central deste estudo foi identificar a influência dos antecedentes da Tomada de Decisão na criação de startups na perspectiva empreendedora de jovens estudantes universitários. Para tanto, elaborou-se um modelo teórico no qual a experiência empreendedora e a incerteza ambiental são preditores da tomada de decisão.
As startups estão inseridas em um contexto mais delicado para tomada de decisão se comparadas com as demais organizações, isso se deve à limitação de recursos, ausência de um sistema hierárquico claro e inúmeras ambiguidades e incertezas e, portanto, decisões mais racionais podem ser mais úteis diante desse contexto, conforme a situação (Escribá-Esteve et al. 2008; Murmann & Sardana, 2012; Miranda, 2015).
Um survey em corte transversal foi conduzido junto a uma amostra de 389 estudantes universitários. As escalas utilizadas formam desenvolvidas com base na literatura. A aplicação dos instrumentos de coleta de dados deu-se tanto por meio da internet quanto presencialmente, nas salas de aula de uma grande instituição de ensino superior brasileira. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla com o uso do software SPSS versão 21.
Os resultados identificaram a relação positiva e significante entre a experiência empreendedora e a tomada de decisão de criação de uma startup e o mesmo tipo de relacionamento entre a incerteza ambiental e a mesma variável de dependente. Mesmo que o coeficiente de determinação tenha sido modesto, as estruturas de caminho relacional corroboraram os pressupostos teóricos e confirmaram as hipóteses propostas no estudo.
O investimento é um dos maiores desafios enfrentados e apontado como principal causador da descontinuação de startups, visto que esse tipo de negócio necessita de um grande aporte inicial de capital, necessitando muitas vezes de investidores que estejam dispostos a correr riscos em um primeiro momento (investidores anjo). Dentre as modalidades de investimentos apresentadas neste estudo, as mais adequadas são os investimentos em que os recursos são injetados na empresa em um primeiro momento, ou seja, no início da operação, como o capital próprio ou os Investidores Anjo.
Escribá-Esteve, A.; Sánchez-Peinado, L.; Sánches-Peinado, E. (2008). Moderating Influences on the Firm's Strategic Orientation-Performance Relationship. International Small Business Journal, 25(2), pp. 463-489. Miranda, J. Q. (2015). A influência das variáveis ambientais e organizacionais no desempenho de startups. Dissertação de Pós-Graduação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, São Paulo, Brasil. Murmann, J. P.; Sardana, D. (2012). Successfull entrepreneurship minimize risk. Australian Journal of Management, 38(1), pp. 191-215.