Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO DAS PREFERÊNCIAS DE INVESTIMENTO E DO GRAU DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação Financeira
Preferências de Investimento
Finanças Comportamentais

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Propriedade e Reestruturações

Autores

Nome
1 - Luan Ramilo de Freitas Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas
2 - Liana Holanda Nepomuceno Nobre
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - CCSAH
3 - Fábio Chaves Nobre
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró
4 - José Francisco Calil
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP) - PPGA

Reumo

De acordo com Silva (2004), as pessoas no Brasil não foram educadas para pensar sobre o dinheiro. A maioria da população gasta aleatoriamente sem parar para refletir sobre o seu contexto financeiro e os impactos futuros que estes atos causarão. Manter uma poupança é importante, contudo não é o suficiente. É preciso também saber investir. As sobras orçamentárias são normalmente aplicadas na caderneta de poupança por desconhecimento de outras alternativas de investimentos que trariam um maior retorno (SILVA 2004). Nota-se que a antiga crença de que esta é a única aplicação segura ainda persiste.
Existe correlação entre os conhecimentos acerca da bolsa de valores, as preferências de investimento e a renda com os níveis de sentimento gerados pela educação financeira? A pesquisa tem como objetivo principal analisar a relação entre os conhecimentos acerca da bolsa de valores, as preferências de investimento e a renda com os níveis de sentimento gerados pela educação financeira em habitantes da cidade de Mossoró-RN.
Como apontam Savoia, Saito e Santana (2007), na atual sociedade os indivíduos precisam dominar um conjunto de propriedades formais que proporcionem um entendimento lógico e sem falhas das forças que influenciam o ambiente e as suas relações com os demais. O domínio de parte dessas propriedades é conseguido por meio da educação financeira, que é compreendida como um processo de transmissão de conhecimentos que permitem o desenvolvimento de habilidades nos indivíduos, para que esses consigam tomar decisões fundamentadas e seguras, melhorando o gerenciamento de suas finanças pessoais.
Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário adaptado criado por Melo (2015), que versa questões sobre sexo, idade, local de residência, estado civil, segmento de trabalho, sentimento a respeito dos conhecimentos para gerenciar seu próprio dinheiro (Educação Financeira), quais as principais opções de investimentos costumam utilizar, renda, e conhecimentos acerca da bolsa de valores. Utilizou-se além da estatística descritiva, a estatística inferencial, adotando-se a técnica de Qui-quadrado de Pearson.
Percebe-se que com relação à associação entre os conhecimentos da bolsa de valores e a educação financeira apenas os indivíduos que sentem-se seguros para gerenciar seu dinheiro, possuem conhecimentos com relação ao funcionamento da bolsa brasileira. Sobre os sentimentos a respeito dos conhecimentos para gerenciar seu próprio dinheiro e as preferências de investimentos, tem-se que não há associação entre essas variáveis. Com relação à associação da renda com a educação financeira, os dados nos revelam que não há associação entre as preferências de investimento e a renda mensal individual.
Tem-se que os resultados são importantes, apresentando desta forma, relevância instrumental no tocante gerencial e social. Finalmente, é importante frisar as limitações deste trabalho. Em primeiro lugar, registre-se que a pesquisa se limitou a apenas aos moradores da cidade de Mossoró-RN, em um corte transversal, não sendo recomendada a generalização dos resultados.
GOMES, Deisi Martinello; SORATO, Kátia Aurora Dalla Libera. Planejamento e Controle das Finanças Pessoais com Enfoque na Utilização das Ferramentas e Serviços Contábeis: Um Estudo com Profissionais Autônomos. Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, Criciúma, v. 2, n. 2, nov. 2010. Anual. GRÜSSNER, Paula Medaglia. Administrando as Finanças Pessoais Para Criação De Patrimônio. 2007. 101 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.