Resumo

Título do Artigo

O PERFIL E AS MOTIVAÇÕES DE ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: um estudo com base nas Gerações X, Y e Z
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Palavras Chave

Perfil de alunos
Motivação
Geração XYZ

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Luisa Bunn Zomer
FACULDADE CESUSC - Rod. José Carlos Daux (SC401), 9301 - Km 10 - Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis/SC
2 - Aline Regina Santos
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
3 - Kelly Cristina de Oliveira Costa
FACULDADE CESUSC - Florianópolis

Reumo

De acordo com a teoria das gerações, conforme o período em que os indivíduos nascem suas atitudes e comportamentos se apresentam de maneira distinta. Atualmente são quatro as gerações que trabalham e convivem simultaneamente: os Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1965), a Geração X (1965 a 1979), a Geração Y (1980 a 1996), e a Geração Z (a partir de 1997). No campo acadêmico são recorrentes as produções que analisam gerações na perspectiva das relações de trabalho. Entretanto, quando o loco do estudo envolve ambientes educacionais de ensino superior, observa-se o tema incipiente no Brasil.
No atual ambiente acadêmico, boa parte dos discentes fazem parte da geração X,Y ou Z. Assim, conhecer o perfil dos discentes pode levar ao crescimento das instituições e a construção de relações de ensino-aprendizagem mais assertivas. Considerando exposto, tem-se como pergunta de pesquisa: Como o perfil e motivações dos alunos de Administração de uma instituição de ensino privada se relacionam aos estudos das gerações XYZ? Sendo que o objetivo geral consiste em “analisar o perfil e motivações dos alunos de Administração de uma instituição de ensino privada à luz das gerações XYZ”.
A pesquisa sustenta-se nos estudos sobre as gerações, mas incorpora uma seção sobre o perfil dos acadêmicos de Administração. No tocante às gerações, inicia com uma interpretação de Pilcher (1993) sobre o artigo de Karl Mannheim de 1923, considerado um clássico na área. Apresenta também os estudos de Strauss e Howe (1991), precursores da atual categorização das gerações. Na sequência, retrata as características das gerações baby boomers, Geração X,Y e Z. Ao final, um quadro sintético e comparativo é apresentado, visando apontar elementos de destaque das Gerações XYZ.
A pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, de abordagem predominantemente quantitativa, mediante pesquisa survey com 152 alunos do curso de Administração de uma faculdade privada situada em Florianópolis, SC. A amostra apresenta margem de erro de 3,4% e intervalo de confiança de 95%. Foram identificadas as preferências e comportamentos em sala, bem como visão de futuro e níveis de comprometimento e motivação com o curso. Os dados foram analisados comparativamente às gerações mediante aplicação de média, desvio padrão e análise de variância (ANOVA).
As análises de variância apontaram poucas correlações significativas, relevando que as variações, na maioria das categorias analisadas, não são significativamente explicadas pelas alterações nas gerações. As variações mais relevantes foram identificadas nos alunos da geração X, que tendem a apresentar comportamento mais responsável e interessado – corroborando às médias de motivação e comprometimento, maiores neste grupo. O grupo menos comprometido e mais disperso foi dos respondentes da geração Y. Na geração Z foram observados comportamentos e preferências antagônicas.
Os resultados desta pesquisa podem servir para fornecer insights a docentes e coordenadores de curso, sobre o perfil e motivações dos discentes – ainda que o estudo não seja passível a generalizações. Preferências como “estímulo à participação” (4,18), “aula dinâmica” (3,94) e “com uso de tecnologias” (3,87) reforçam a proposta de metodologias mais ativas de ensino, superando o formato tradicional de aula expositiva. Fato que é especialmente relevante se for levado em consideração a tendência à distração (3,19), com uso do celular (3,55).
BECKENDORFF, P.MOSCARDO, G. PENDERGAST, D. Tourism and Generation Y. Oxfordshire: CABI International, 2010. MCCRINDLE, M. WOLFINGER, E. The ABC of XYZ: understanding the global generations. Sydney: University of New South Wales Press Ltd., 2009. MATTOS,C. et al. Os desafios na transição da geração X para a Y na Empresa Dori LTDA. Revista Científica do Unisalesiano - LINS - SP, ano 2, n.4, jul/dez de 2011. VELOSO, E. F. R., DUTRA, J. S., NAKATA, L. E. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações Y, X e baby boomers. In XXXII EnAnpad, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008.