Resumo

Título do Artigo

Inovação, Qualidade, Comprometimento e Retenção de Alunos: Uma Survey em Instituições de Ensino Superior
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Palavras Chave

Inovação em ensino
Instituições de ensino superior
Metodologias ativas de aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Julio Cesar Ferro de Guimarães
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Ceng - Centro de Engenharias
2 - Eliana Andrea Severo
FACULDADE MERIDIONAL (IMED) - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração
3 - Kleber Cavalcanti Nobrega
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Programa de Pos Graduação em Administração
4 - Nilda Maria de Clodoaldo Pinto G. Leone
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - PPGA

Reumo

A inovação está presente no contexto das organizações, abrangendo o desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, métodos e gestão. Já a inovação no ensino está relacionada com a forma de prestação de serviços, no qual os métodos de ensino contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos. As Instituições de Ensino Superior (IES) buscam meios para comprometer os alunos, o que influencia na sua satisfação e comprometimento, bem como na retenção de alunos no âmbito das IES.
Qual a influência da inovação no ensino, qualidade e comprometimento, sobre a retenção do aluno no ensino superior? Coerentemente, o objetivo visa analisar as relações entre inovação no ensino, qualidade, comprometimento e retenção do aluno. Neste sentido, desenvolveu-se as hipóteses: H1 - A inovação no ensino influencia positivamente a qualidade do ensino; H2 - A qualidade no ensino influencia positivamente o comprometimento dos alunos; H3 - A inovação no Ensino está positivamente relacionada ao comprometimento dos alunos; H4 - O comprometimento influência positivamente a retenção dos alunos.
A inovação em ensino visa a qualidade da prestação de serviços educacionais (MASETTO, 2004; SIMÕES; REDONDO; VILAS, 2013), podendo elencar diversas metodologias inovadoras, tais como a utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAMEDE; PENAFIORTE, 2001). Segundo Lazzarini, Miller e Zenger (2008), ocorre uma relação direta entre a marca e o aumento da confiabilidade dos serviços prestados, pois reduz riscos e incertezas, o que pode influenciar o comprometimento.
A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, viabilizada por uma survey, operacionalizada mediante a aplicação de um questionário com escala Likert de cinco pontos, aplicado a 8 IES (Públicas e Privadas), nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia da Produção, com a participação de 703 alunos nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados pela Modelagem de Equações Estruturais, para mensurar a percepção de alunos de IES com relação aos construtos inovação, qualidade, comprometimento e retenção dos estudantes.
Os resultados indicam relações significativas para o Standardized Coefficient (SC) e o Estimate Coefficient (EC). Com estes resultados é possível confirmar que há uma intensa relação entre alguns dos construtos propostos na pesquisa: i) Hipótese 1 (SC=0,645; EC=0,791); ii) Hipótese 2 (SC=0,779; SD=0,682); iii) Hipótese 4 (SC=1,151; SD=0,876). No entanto, a Hipótese 3 (SC=0,036; SD=0,038) apresentou uma baixa relação de causalidade, com resultados estatisticamente não significativos. Portanto, considera-se que a H3 não foi confirmada.
A principal contribuição desta pesquisa está na identificação de que não há uma relação intensa entre a Inovação de Ensino e o Comprometimento dos alunos. Esta constatação sugere que não basta as IES inovarem com a implementação de Metodologias Ativas de Aprendizagem, que isto não influencia diretamente no engajamento do estudante. Os dados mostram a necessidade de que a Inovação seja geradora de qualidade, para então comprometer o aluno. O estudo apresenta um framework para a análise da Inovação no Ensino, Qualidade, Comprometimento e Retenção dos alunos.
LAZZARINI, S. G.; MILLER, G. J.; ZENGER, T. Z. Dealing with the paradox of embeddedness: the role of contracts and trust in facilitating movement out of committed relationships. Organization Science, v. 19, n. 5, 709-728. 2008. MAMEDE, S.; PENAFIORTE, J. (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas. Fortaleza: Hucitec, 2001. MASETTO, M. Inovação na Educação Superior. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 8, n.14, p.197-202, 2004. SIMÕES, J.; REDONDO, R. D.; VILAS, A. F. A social gamification framework for a K-6 learning platform. Computers in Human Behavior, v. 29, p. 345-353, 2013.