Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM A INOVAÇÃO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS: O CASO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINA GRANDE
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Palavras Chave

Inovação em serviços
Inovação no Setor público
Barreiras e condicionantes da inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - camilla alves gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I
2 - ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO MACHADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA/MPGOA

Reumo

O principal desafio enfrentado pelo setor público consiste em fornecer serviços de qualidade com recursos escassos e capacidade operacional limitada (Alberti & Bertucci, 2006). É neste contexto que a inovação tem sido considerada como um fator estratégico para melhorar a qualidade dos serviços públicos para os cidadãos, bem como para enfrentar os desafios sociais e aprimorar o bem-estar social (Bloch, 2011). Nessa perspectiva, a cidade de Campina Grande, município do estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Saúde, tem desenvolvido ações inovadoras que têm se destacado na região nordeste.
Resultados de pesquisas (Resende Júnior & Guimarães, 2012) têm chamado a atenção de que apenas 5% das publicações sobre inovações em serviços têm se voltado para as atividades do setor público, sendo necessário que se produza mais conhecimento sobre o tema em questão (Lima & Vargas, 2012). Assim, o problema de pesquisa é: quais fatores têm influenciado o processo de inovação dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde de Campina Grande? O objetivo é analisar os fatores que têm influenciado o processo de inovação dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande.
A pesquisa sobre inovações em serviços tem crescido em importância ao longo doa anos (Gallouj, 1994, 1998). De forma a incorporar as especificidades inerentes a este setor, Gallouj e Weinstein (1997) propuseram um modelo de inovação o qual, posteriormente, foi revisado por Djellal et al. (2013). Por outro lado, enquanto há fatores que o conduzem e facilitam (Koch & Hauknes, 2005), compreendidos aqui como condicionadores de inovação, também há barreiras, as quais dizem respeito a qualquer fator que pode deter completamente a inovação, atrasá-la ou elevar seus custos (Hadjimanolis, 2003).
A estratégia de pesquisa foi de estudo de caso. A fim de compreender a realidade sob diferentes perspectivas, foram entrevistados seis gestores (de diferentes setores da Secretaria de Saúde de Campina Grande) e oito usuários de três centros de saúde distintos. Também foram realizadas observações diretas sistemáticas e análise de documentos. Os dados coletados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), a partir das seguintes fases: (a) pré-análise; (b) exploração do material; e (c) tratamento dos resultados, inferência e interpretação
As evidências encontradas nas entrevistas permitiram constatar que as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde podem ser classificadas como inovações incrementais e inovações por recombinação. Entre os condicionantes para as inovações, sobressaem-se o apoio dos gestores e dirigentes e a troca conhecimentos e experiências. No que se refere às barreiras à inovação, destacam-se os entraves causados pela insuficiência de recursos e a crise econômica.
As evidências permitiram identificar novos fatores condicionantes e barreiras não contemplados na literatura pesquisada. Além disso, os resultados contribuem para que eventuais problemas identificados sejam ajustados e que os condicionantes da inovação sejam mobilizados para alcançar as metas pretendidas, melhorando, assim, a qualidade dos serviços prestados. A identificação e a caracterização das inovações realizadas pela Secretaria poderão servir a outros órgãos do setor público no desenvolvimento de ações que conduzam à realização de inovações e que ajudem a superar obstáculos.
Gallouj, F., Weinstein, O. (1997). Innovation in services. Research Policy, 26, 537-556. Halvorsen, T., Hauknes, J., Miles, I., Røste, R. (2005). On innovation in the public sector. In: Halvorsen, T., Hauknes, J., Miles, I., Røste, R. (Eds.). On the differences between public and private sector innovation. (n. 9). Oslo: Publin Report, 2005. Koch, P., Hauknes, J. (2005). On innovation in the public sector. Oslo, Norway: Publin Report; D20: NIFU, STEP.