Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA ACCOUNTABILITY NOS MUNICÍPIOS GOIANOS NO ANO DE 2016
Abrir Arquivo

Palavras Chave

ACCOUNTABILITY
TRANSPARÊNCIA
INDICADORES SOCIAIS

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - HUGO SILVA QUEIROZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE
2 - Ercílio Zanolla
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contáveis e Economia

Reumo

Este artigo faz uma abordagem da accountability na gestão pública dentro de uma visão da teoria da agência pressupondo que o cidadão é o principal e o governante o agente. Partimos do pressuposto que para a accountability ser eficiente o cidadão deve cobrar seu govenante, logo avaliamos indicadores sociais e comparamos com a eficiência dessa cobrança por parte da população.
A pergunta que essa pesquisa responde é se existe relação entre a quantidade de processos no Tribunal de Contas dos Municípios e o desenvolvimento desses municípios. O objetivo desse trabalho é avaliar a eficiência da accountability nos municípios goianos.
Teoria da agência, Accountability na gestão pública. Desenvolvimento e indicadores sociais. É feita uma contextualização de como a accountability deve funcionar com fundamentação na teoria da agência, e, como os indicadores sociais podem afetar esse funcionamento.
A análise neste artigo leva em conta os dados socioeconômicos estimados levantados no IBGE através do DataSus para o ano de 2010 para estimar o indicador de desenvolvimento através de uma análise de componentes principais e leva em conta a quantidade de processos aberta por município no TCM, se existir processo aberto, na data de solicitação da informação para elaborar um modelo de regressão logística entre o município ser ou não mais desenvolvido e ele apresentar ou não uma determinada quantidade de processos.
São analisados os municípios com os melhores indicadores de bem-estar, deste ranking baseado no indicador divide-se os municípios em quintis para comparação da existência de processos oriundos de denúncias no TCM em cada um desses grupos, posteriormente a mesma comparação é feita baseando-se no porte do município e na sub-região do estado onde ele se localiza.
A accountability nos municípios goianos não é semelhante, confirmando a hipótese de que os municípios com melhores indicadores de bem-estar social tem a accountability mais eficiente do que municípios com menores índices sociais. A eficiência da accountability neste trabalho foi medida através da quantidade de processos oriundos de denúncias no tribunal de contas dos municípios. Também conclui-se que o tamanho do município afeta a accountability. Por último é rodada uma regressão logística para verificar os fatores que mais influenciam a probabilidade da existência de processo por denúncia.
CAMPOS, Anna Maria. Accountability: quando poderemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, fev./abr. 1990. CHAN, Calvin ML; PAN, Shan L. User engagement in e-government systems implementation: A comparative case study of two Singaporean e-government initiatives. The Journal of Strategic Information Systems, v. 17, n. 2, p. 124-139, 2008. JENSEN, C.; MECKLING, H. Theory of the Firm: Managerial Behavior, Agency Costs and Ownership Structure. Journal of Financial Economics, v. 3, p. 305–360, 1976.